Educação, saúde e cidadania: estratégias para a garantia de direitos de crianças e adolescentes hospitalizados

Autores

  • Rosa Lúcia Rocha RIBEIRO rosalucia@gmail.com
    Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Eneida Simões da FONSECA eneida@uerj.br
    Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
  • Regina Issuzu Hirooka de BORBA rihborba@unifesp.br
    Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.
  • Circéa Amalia RIBEIRO caribeiro@unifesp.br
    Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

10.29286/rep.v22i49/2.930

Palavras-chave:

Direito da Criança e do Adolescente. Jogos e Brinquedos. Atendimento Escolar Hospitalar.

Resumo

O artigo debate estratégias para a garantia de direitos da criança hospitalizada, com destaque às necessidades lúdicas e educacionais. Apresenta o histórico dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil a partir da Constituição Federal, do Sistema Único de Saúde e do Estatuto da Criança e do Adolescente, discutindo as transformações em curso e os desafios. Apresenta aspectos relacionados à importância do brinquedo para o cuidado à criança hospitalizada e a implementação da política de atendimento escolar hospitalar no Brasil. Conclui-se que, embora o Brasil acumule experiências para o atendimento aos direitos da criança hospitalizada, ainda existem desafios a cumprir.

Palavras-chave: Direito da criança e do adolescente. Jogos e brinquedos. Atendimento escolar hospitalar.

Abstract

This paper debates strategies to guarantee the rights of sick children, in particular the ones related to play and education. It presents an overview of the rights of Brazilian children and adolescent since the Constitutional Law, the Unified Health System and the Child and Adolescent Statutes and discusses the changes made and the challenges still to be faced. It presents the value of play as related to the sick child care and the Brazilian policies related to the education of sick children. The conclusions point that, despite the Brazilian good and important experiences related to the rights of the hospitalized child, there are still challenges to reach.

Keywords: Child and adolescent right. Play and toys. Hospital based education.

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Biografia do Autor

Rosa Lúcia Rocha RIBEIRO, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). Av .das Palmeiras, nº 20,
Condomínio Rio Claro, Casa 123, Jardim Imperial, Cuiabá/MT, CEP: 78075-850. Tel.: (65) 8402-9907.

Eneida Simões da FONSECA, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Doutora. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pesquisadora na área de atendimento escolar hospitalar. Rua São Francisco Xavier, nº 524, Maracanã, Rio
de Janeiro/RJ, CEP: 20550-013. Tel.: (21) 2334-0231.

Regina Issuzu Hirooka de BORBA, Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.

Doutora. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq), Pesquisadora do Grupo de
Estudo em Puericultura. Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de
São Paulo (EPE/UNIFESP). Av. Fagundes Filho, nº 623, Apto. 64, Esparta, Vila Monte Alegre, São Paulo/
SP, CEP: 04304-010. Tel.: (11) 5576-4430, Ramal 1614.

Circéa Amalia RIBEIRO, Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.

Doutora. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq), Pesquisadora do Grupo de
Estudo em Puericultura. Professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal
de São Paulo (EPE/UNIFESP). Rua Cipriano Barata, nº 1451, apto. 194, Bl. A, Ipiranga, São Paulo/SP,
CEP: 04205-001. Tel.: (11) 5576-4430, Ramal 1613.

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

RIBEIRO, R. L. R.; FONSECA, E. S. da; BORBA, R. I. H. de; RIBEIRO, C. A. Educação, saúde e cidadania: estratégias para a garantia de direitos de crianças e adolescentes hospitalizados. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/2, p. 503–523, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/2.930. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/930. Acesso em: 5 nov. 2024.