Aprender com as crianças indígenas: mudando a lógica neocolonial presente nos processos de escolarização

Autores

DOI:

10.29286/rep.v22i49/2.926

Palavras-chave:

Educação Indígena. Escolarização. Docentes Indígenas. Processos Formativos.

Resumo

Neste artigo abordamos processos educativos presentes nas sociedades indígenas, tendo como referência o povo Apyãwa (Tapirapé), MT, destacando os princípios de autonomia e do respeito pelas crianças. Estudos antropológicos e educacionais têm demonstrado a eficácia destes processos próprios da educação indígena (MELIÀ, 1979; PAULA, 1997, 2001; TASSINARI, 2011). Todavia, os projetos de escolarização implantados desde a época colonial não consideram estes processos e analisamos que, mesmo os cursos para docentes que se situam dentro do modelo denominado educação escolar indígena, continuam a repetir velhas práticas colonizadoras. Uma mudança de postura incluiria aprender com as crianças indígenas e como elas vivem em suas comunidades.

Palavras-chave: Educação indígena. Escolarização. Docentes indígenas. Processos formativos.

Abstract

In this paper we discuss the educational process among indigenous peoples, taking as our point of reference the Apyãwa (Tapirapé), MT, Brazil. We highlight the principles of autonomy and the respect for the children typical of indigenous educational processes. Anthropological studies and educational research have demonstrated the effectiveness of these processes (MELIÀ, 1979; PAULA, 1997, 2001; TASSINARI, 2011). Howewer, the projects implanted since colonial times do not take into consideration these practices. Our analysis demonstrates that even courses designed specifically with the intention of preparing indigenous teachers to draw upon an ostensibly culturally appropriate model of indigenous school continue to reinact antiquated colonial practices. A more productive approach would include an emphasis on learning from indigenous children and taking into account the ways they live in their communities.

Keywords: Indigenous education. Indigenous teachers. Formative processes.

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Biografia do Autor

Eunice Dias de PAULA, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFG,
Membro do Grupo LIBA – Línguas Indígenas Brasileiras Ameaçadas, grupo intersinstitucional UFG/
UNB, sob a coordenação da Profa. Dra. Silvia Lucia Bigonjal Braggio, FL/UFG. Filiação Institucional:
CIMI/MT. Endereço: Rua MB 04, Quadra 05, Lote 28, Morada do Bosque. CEP: 74.690-221 Goiânia
GO. Tel. institucional: (65) 3621-9095. E-mail:

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

PAULA, E. D. de. Aprender com as crianças indígenas: mudando a lógica neocolonial presente nos processos de escolarização. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/2, p. 437–452, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/2.926. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/926. Acesso em: 3 maio. 2024.