Princípios partilhados nas mudanças empreendidas no Ensino Médio em São Paulo e Mato Grosso

Autores

  • Ana Lara CASAGRANDE analaracg@gmail.com
  • Kátia Morosov ALONSO katia.ufmt@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v28i69.9133

Palavras-chave:

Ensino Médio, Tempo integral, Política educacional

Resumo

Este trabalho analisa a verossimilhança ideológica entre os projetos de reconfiguração do Ensino Médio nos estados de São Paulo e Mato Grosso. O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica no Brasil e tem sido alvo central das políticas educacionais. A referida pesquisa envolveu um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, cuja técnica de sistematização dos dados recorreu à análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estados em análise, quanto à implantação da Escola de Período Integral e Escola Plena, possuem efetivamente um eixo comum, enviesado pelo modelo de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral de Pernambuco.

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Biografia do Autor

Ana Lara CASAGRANDE

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato (UFMT – campus Cuiabá), Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Participante do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Lêtece). Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá/MT, CEP 78060-900. Fone (65) 3615-8000.

Kátia Morosov ALONSO

Mestre e doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT – campus Cuiabá), Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE), Campus Cuiabá. Líder do Grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Lêtece). Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá/MT, CEP 78060-900. Fone (65) 3615-8000.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Princípios partilhados nas mudanças empreendidas no Ensino Médio em São Paulo e Mato Grosso. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 583–599, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.9133. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9133. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores