Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia

Autores

  • Elzanir dos SANTOS elzanir_santos@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Campina Grande
  • Ercília Maria Braga de OLINDA bragadeolinda@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Ceará

DOI:

10.29286/rep.v24i55.910

Palavras-chave:

Palavras-chave, Biografia educativa. Identidade docente. Formação. Educação a distância

Resumo

O presente artigo resultou de uma pesquisa colaborativa, realizada no Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas Seminário Integrador I e II. Objetivou avaliar o potencial heurístico da escrita de si para a reflexão sobre a identidade profissional docente. Muitos assumiram que tomavam a escolha docente como algo natural ou desproblematizado. A biografização permitiu a tomada de consciência da processualidade da formação identitária. Alguns aspectos foram ressaltados: surpresa, resistência e encantamento diante da abordagem biográfica; reconhecimento da dimensão formadora da narrativa de si e da dificuldade em selecionar as vivências mais significativas, identificando as experiências formadoras.Palavras-chave: Biografia Educativa. Identidade Docente. Formação. Educação a Distância.Abstract     This article resulted from collaborative research held in a blended Pedagogy Course at The Federal University of Ceará, in which the disciplines of Integrator Seminar I and II were used. Aimed to evaluate the heuristic potential of writing about one s self for reflection on professional identity, many assumed that the choice of teaching as something natural or not questioned. The biographization allowed awareness of the process of identity formation. Some aspects were highlighted: surprise, endurance and enchantment on the biographical approach, recognizing the formative dimension of narrative about one s self and the difficulty in selecting the most significant experiences and identifying the formative experiences.    Keywords: Biography educational. Teacher identity. Training. Distance education.

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Biografia do Autor

Elzanir dos SANTOS, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. É lider do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores, Educação, cultura e Sociedade. Desenvolve Estudos e Pesquisas na área de formação docente e narrativas autobiográficas.

Ercília Maria Braga de OLINDA, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia- Docência na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade a Distância. Coordenadora do Diretório de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas. Pesquisadora do programa de Pós Graduação em Educação Brasileira da UFC. Doutora em Educação com pós doutorado em Ciência da Religião.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

SANTOS, E. dos; OLINDA, E. M. B. de. Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 57–77, 2014. DOI: 10.29286/rep.v24i55.910. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/910. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores