Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia
DOI:
10.29286/rep.v24i55.910Palavras-chave:
Palavras-chave, Biografia educativa. Identidade docente. Formação. Educação a distânciaResumo
O presente artigo resultou de uma pesquisa colaborativa, realizada no Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas Seminário Integrador I e II. Objetivou avaliar o potencial heurístico da escrita de si para a reflexão sobre a identidade profissional docente. Muitos assumiram que tomavam a escolha docente como algo natural ou desproblematizado. A biografização permitiu a tomada de consciência da processualidade da formação identitária. Alguns aspectos foram ressaltados: surpresa, resistência e encantamento diante da abordagem biográfica; reconhecimento da dimensão formadora da narrativa de si e da dificuldade em selecionar as vivências mais significativas, identificando as experiências formadoras.Palavras-chave: Biografia Educativa. Identidade Docente. Formação. Educação a Distância.Abstract This article resulted from collaborative research held in a blended Pedagogy Course at The Federal University of Ceará, in which the disciplines of Integrator Seminar I and II were used. Aimed to evaluate the heuristic potential of writing about one s self for reflection on professional identity, many assumed that the choice of teaching as something natural or not questioned. The biographization allowed awareness of the process of identity formation. Some aspects were highlighted: surprise, endurance and enchantment on the biographical approach, recognizing the formative dimension of narrative about one s self and the difficulty in selecting the most significant experiences and identifying the formative experiences. Keywords: Biography educational. Teacher identity. Training. Distance education.Downloads
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