Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i69.8508

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação infantil, Faz de conta, Prática pedagógica, Desenvolvimento psíquico

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.

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Biografia do Autor

Leila Orssolan ABOUD, Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui graduação em Pedagogia e em Letras Possui vasta experiência na formação de professores, propondo o estudo da prática pedagógica cotidiana à luz dos aportes teóricos que sustentam a construção de saberes que têm como premissa o trinômio ação-reflexão-ação.  Atua no Magistério Público, tendo experienciado os diversos cargos da carreira do Magistério, o que lhe garantiu a experiência necessária e o desenvolvimento de práticas inovadoras que visam à excelência na Educação de crianças e adolescentes.

Heloisa Helena Oliveira de AZEVEDO, Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas

Professora/Pesquisadora Titular, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

ABOUD, L. O.; AZEVEDO, H. H. O. de. Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 601–621, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.8508. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores