Arquitetura e espaços da cultura escolar: o Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina-PR (1953)

Autores

  • Lucas Batista HERNANDES lucasbhernandes@gmail.com
    Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Tony HONORATO tony@uel.br
    Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEdu. http://orcid.org/0000-0003-3057-1157

DOI:

10.29286/rep.v28i69.8475

Palavras-chave:

Ensino Secundário. Arquitetura e Espaço, Cultura Escolar, História da Educação

Resumo

O Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina, localizado no Paraná, foi criado por lei em 1945 e funcionou em um prédio improvisado até 1953. Assim, objetiva-se apresentar e analisar a solução arquitetônica e a distribuição dos espaços interno do edifício do Ginásio inaugurado em 1953. É uma pesquisa com base na historiografia da educação que discute arquitetura e espaços escolares. Têm-se as plantas estruturais do prédio como fonte histórica central. Como resultado, percebe-se um edifício-escola representante de um programa arquitetônico fomentador de lugares de aprendizagens, relações de poder e sociabilidades na cultura escolar secundarista vivida em meados do século XX.

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Biografia do Autor

Lucas Batista HERNANDES, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2012). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade metropolitana de Santos (Unimes) 2015. Graduado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.(2016). Possui Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Docência no Ensino Superior (2013), e em Neuropedagogia (2014), ambas pela Univale: Faculdades Integradas do Vale do Ivaí / ESAP: Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação. Pós graduação Lato Sensu Especialização em ensino de filosofia, Sociologia e Ensino Religioso(2015), pela faculdade Dom Bosco. Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Professor da rede municipal de ensino de Santo Antonio da Platina-PR. Professor temporário de Sociologia da rede estadual de ensino do Paraná.

Tony HONORATO, Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEdu.

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências/FFC da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FFC/UNESP, 2015), Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras/FCLAr da UNESP (2011), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 2005) e Graduado em Educação Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologias/FCT da UNESP (2002). Líder do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores e do GEPHEEF - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e da Educação Física (Diretório CNPq). Bolsista Produtividade em Extensão da Fundação Araucária (2015-2016). Pesquisador do Projeto Rede CEDES-PR. Atualmente é Professor Associado AC-A da Universidade Estadual de Londrina/UEL, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu - Linha de Pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação).

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

HERNANDES, L. B.; HONORATO, T. Arquitetura e espaços da cultura escolar: o Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina-PR (1953). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 741–763, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.8475. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8475. Acesso em: 1 maio. 2024.