Indicadores Educacionais do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: apontamentos iniciais

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i69.8179

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Território de Identidade, Estatística da Educação Escolar

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre indicadores educacionais do Território do Piemonte da Diamantina na Bahia. Optamos por métodos quantitativos e qualitativos e uma pesquisa documental coletando dados nas bases do INEP. Os resultados apontam uma redução do analfabetismo, contudo as taxas de reprovação e abandono escolar apresentam-se ainda elevadas; há altos índices de distorção idade série, principalmente no ensino fundamental e os municípios apresentaram dificuldades em melhorar os indicadores do Ideb.

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Biografia do Autor

Elizeu Clementino de SOUZA, Universidade do Estado da Bahia

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C - CA ED/CNPq. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012), Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França (2018). Editor da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (RBPAB), Editor da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia.

Michael Daian Pacheco RAMOS, Universidade do Estado da Bahia

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, (2008), especialização em Metodologia e didática do ensino superior, pela Faculdade católica de ciência econômicas da Bahia, FACEBA, (2010) e especialização em Metodologia do ensino da educação física e esporte, pela Universidade do estado da bahia, (2010) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV - Jacobina-Bahia.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

SOUZA, E. C. de; RAMOS, M. D. P. Indicadores Educacionais do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: apontamentos iniciais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 677–699, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.8179. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8179. Acesso em: 1 maio. 2024.