Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i69.7896

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação em Saúde, Teste de desempenho escolar, Qualidade de vida

Resumo

Neste artigo, buscou-se analisar possíveis relações entre vulnerabilidade às IST/AIDS e indicadores de qualidade de vida para estudantes do ensino médio. Foi construído e validado um questionário inspirado em Questões Sociocientíficas sobre vulnerabilidade às IST e adaptado também um questionário sobre qualidade de vida já validado. O formulário foi aplicado a 103 alunos do 3º ano do ensino médio de três escolas da rede estadual de educação de Aracaju. Constatou-se que a qualidade de vida, de maneira geral, não interfere na manifestação de comportamentos vulneráveis, contudo, uma importante correlação entre a qualidade de vida psicológica e a vulnerabilidade foi identificada.

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Biografia do Autor

Manoel Messias Santos ALVES, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação (PPGED/UFS); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS); Bacharel em Enfermagem, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES; Licenciado em Ciências Biológicas, pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia - UNIVEN; Especialista em Saúde da Família, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Especialista em Ensino de Biologia, pela Universidade Candido Mendes - UCAM; Especialista em Enfermagem do Trabalho, pela Universidade Candido Mendes - UCAM; Especialista em Gestão em Saúde Pública, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF; Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC/UFS) - CNPq; Atualmente está como Professor Colaborador no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (DBI/UFS).

Alice Alexandre PAGAN, Universidade Federal de Sergipe

Professora associada II, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNEMAT (2002); Mestre em Educação, pela UFMT (2004) e Doutora em Educação, área: Ensino de Ciências e Matemática, pela USP (2009). Atuou na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Concluiu estágio junto ao Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Portugal (2007). E no Centro de Educação Científica e Tecnológica da Universidade Kwazulu-Natal em Durban, na África do Sul (2015).

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

ALVES, M. M. S.; PAGAN, A. A. Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 793–819, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.7896. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7896. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática