A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos ANJOS juarezdosanjos@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Paraná, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de história e historiografia da Educação
  • Gizele de SOUZA gizelesouza@uol.com.br
    Universidade Federal do Paraná, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de História e Historiografia da Educação

DOI:

10.29286/rep.v24i55.751

Palavras-chave:

Escola. Criança. Cidade .Século XIX

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade.

 

Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos ANJOS, Universidade Federal do Paraná, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de história e historiografia da Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, privilegiando os seguintes temas: Instrução Pública no século XIX; História da Infância; História da Educação da Criança pela Família no século XIX. É membro do NEPIE-UFPR.

Gizele de SOUZA, Universidade Federal do Paraná, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de História e Historiografia da Educação

Doutora em Educação. Professora do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil. Coordenadora do NEPIE -Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil, na mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História da Infância e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação primária, história da infância, história da assistência à infância, história da educação infantil, cultura escolar, cultura material escolar e educação infantil.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

ANJOS, J. J. T. dos; SOUZA, G. de. A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 225–245, 2014. DOI: 10.29286/rep.v24i55.751. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751. Acesso em: 27 abr. 2024.