Interculturalidade e educação ambiental

possibilidades e desafios com a cultura Guarani

Autores

  • Clara dos Santos BAPTISTA clarabaptista92@gmail.com
    Colégio Pedro II
  • Mauro GUIMARÃES guimamauro@hotmail.com
    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
  • Celso Sánchez PEREIRA celso.sanchez@hotmail.com
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7356

Palavras-chave:

Interculturalidade, Temas Geradores, Marcadores Epistemológicos

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar elementos da cultura Guarani que podem ser trabalhados na construção de temas geradores abordados na educação ambiental em ambientes educativos do estado do Rio de Janeiro. A partir das pesquisas, procura evidenciar que existem elementos da cultura tradicional que permitem diálogos interculturais tanto para a escola diferenciada Guarani, como para o ensino de escolas e universidades. Dentre muitas possibilidades, destacamos para discussão três reduções temáticas. Com esta iniciativa, pretendemos reforçar a importância da aplicação de políticas pedagógicas interculturais na estruturação de currículos e propostas formativas que valorizem saberes tradicionais das comunidades.

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Biografia do Autor

Clara dos Santos BAPTISTA, Colégio Pedro II

Graduação em Bacharelado em Ciências Ambientais (obtido em 2016) e Licenciatura em Ciências da Natureza (obtido em 2018) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente estudante de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II

Mauro GUIMARÃES, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc).

Celso Sánchez PEREIRA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

DOS SANTOS BAPTISTA, C.; GUIMARÃES, M.; SÁNCHEZ PEREIRA, C. Interculturalidade e educação ambiental: possibilidades e desafios com a cultura Guarani. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–16, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7356. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7356. Acesso em: 29 mar. 2024.