A colaboração entre professoras como prática de formação para ensinar matemática nos anos iniciais

Autores

  • Adair Mendes NACARATO adamn@terra.com.br
    Universidade São Francisco
  • Kátia Gabriela MOREIRA ktiagabriela@hotmail.com
    Universidade São Francisco

DOI:

10.29286/rep.v28i69.7012

Palavras-chave:

Programa Observatório da Educação, Perspectiva histórico-cultural, Matemática nos anos iniciais, Práticas colaborativas de formação docente

Resumo

Este artigo discute o papel da colaboração nos processos de apropriação dos modos de aprender e ensinar matemática nos anos iniciais, apoiando-se na perspectiva histórico-cultural. Toma como objeto de análise o caso da professora Maria, que estabeleceu parceria com outras duas professoras, em momentos diferentes. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Os dados são constituídos de excertos extraídos da dissertação de mestrado de Maria, de narrativas produzidas por ela, de relatórios e transcrições dos encontros do grupo OBEDUC. A análise centra-se nos indícios de aprendizagem de Maria.

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Biografia do Autor

Adair Mendes NACARATO, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e ao curso de Pedagogia. É editora da Revista Horizontes. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2. É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM).

Kátia Gabriela MOREIRA, Universidade São Francisco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Mestre em Educação Pela Universidade São Francisco (2015), na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade São Francisco (2010). Participa do Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) na Universidade São Francisco, Itatiba - SP, ampliando discussões e produções no campo da Matemática e do processo de ensino e aprendizagem. Professora dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Nazaré Paulista.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

NACARATO, A. M.; MOREIRA, K. G. A colaboração entre professoras como prática de formação para ensinar matemática nos anos iniciais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 767–791, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.7012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7012. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática