Formar-nos professores de matemática: opção pela profissão ou "o que nos restou”?

Autores

  • Elizabeth D. KRAHE elzkrahe@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Loriége Pessoa BITENCOURT lori.pessoa@hotmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

10.29286/rep.v24i55.698

Palavras-chave:

Formação Inicial Docente. Licenciatura em Matemática. Opção por licenciatura.

Resumo

O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.


Palavras-chave: Formação Inicial Docente. Licenciatura em Matemática. Escolha Profissional.

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Biografia do Autor

Elizabeth D. KRAHE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação (UFRGS). Membro LASA (Latin American Studies Association). Membro RIES (Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior).Professora Associada II - Fac. Educação UFRGS. End: Rua Estácio de Sá, 490 - CEP 91330-430 - Porto Alegre/RS. E-mail: elzkrahe@gmail.com

Loriége Pessoa BITENCOURT, Universidade do Estado de Mato Grosso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Program de Pós-graduação em Educação da UFRGS (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (2006). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM). Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade  (GEU/UFRGS e GEU/UNEMAT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Docência e Formação de Professores. Professora Departamento de Matemática da UNEMAT/Cáceres/MT. Endereço Residencial: Rua Etiópia, 05 – Residencial Santa Efigênia,. Cáceres/MT. E-mail: lori.pessoa@hotmail.com

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

KRAHE, E. D.; BITENCOURT, L. P. Formar-nos professores de matemática: opção pela profissão ou "o que nos restou”?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 249–269, 2014. DOI: 10.29286/rep.v24i55.698. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/698. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática