Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza

Autores

DOI:

10.29286/rep.v23i54.543

Palavras-chave:

Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.

Resumo

Este artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas. Palavras-Chave: Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilwangy Kya KAPITANGO-A-SAMBA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Departamento de Matemática

Área:

Ciências Humanas: Filosofia-Epistemologia/Filosofia da Ciência e Tecnologia/Metodologia de InvestigaçãoCientífica/Filosofia política.

Ciências Humanas: Educação: ensino-aprendizagem/Políticas públicas/Formação docente/Métodos de pesquisa educacional/Planejamento e Avaliação Educacional.

Ciências Humanas: História da Ciência e Tecnologia/ História da África

Ciências sociais: Estratégia/políticas públicas

 

Referências

ALTET, Marguerite. Qual(Quais) profissionalidade(s) dos formadores em formação contínua? Por um perfil poliidentitário. In: ALTET, Marguerite; PAQUAY, Léopoldo; PERRENOUD, Philippe. A profissionalização dos formadores de professores. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003.

ACEVEDO, J. A. et al. Mitos da Didática das Ciências Acerca dos Motivos para incluir a Natureza da Ciência no Ensino das Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005.

ACOT, Pascal. História das Ciências. Lisboa: Edições 70, 2001.

ADÚRIZ-BRAVO, Agustín; MORALES, Laura. El concepto de modelo en la enseñanza de la física – consideraciones epistemológicas, didáticas y retóricas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 79-81, 2002.

ANGOTTI, José A. P. Física e epistemologia heterodoxas: David Bohm e o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v. 19, n. especial, p. 126-156, 2002.

ADRADE, Ana M. R. de. (Org.). Ciência em Perspectiva. Estudos, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST; SBHC, 2003. (Coleção História da Ciência – Série Estudos da Ciência, v. 1).

AMARAL, Elisabete A. do; ZANETIC, João. Uma Abordagem Histórica da Teoria da Relatividade no Ensino Médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 7., 2000. Florianópolis. Resumos eletrônicos... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2000. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/vii/programa1.htm>. Acesso em: 21 jan. 2011.

ARAUJO, Juliana B. de; GITAHY, Maria L. C. Física, Pedagogia e Poder: uma análise histórica dos livros didáticos de Física (1940-1980). In: GOLDFARB, José Luiz. (Coord.). SBHC 10 Anos. Anais do IV Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Belo Horizonte: FAPEMIG; São Paulo: ANNABLUME; São Paulo: Nova Stella, 1993. p. 16-25.

BARRA, Eduardo S. O. A Realidade do Mundo da Ciência: um desafio para a história, a filosofia e a educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 5, n. 1, p. 15-26, 1998.

BARROS, Marcelo A.; CARVALHO, Anna M. P. de. A História da Ciência Iluminando o Ensino de Visão. Ciência & Educação, Bauru, v. 5, n. 1, p. 55-94, 1998.

BASTOS, Fernando. História da Ciência e Ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre a febre amarela (1881-1903). Tese (Doutorado em Educação)– Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998a.

______. História da Ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações. In: NARDI, Roberto. (Org.). Questões Atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escritura, 1998c. p. 43-52. (Série Educação para Ciência, v. 2).

______. O ensino de conteúdo de História e Filosofia da Ciência, Ciência & Educação, Bauru, v. 5, n. 1, 1998b.

BIZZO, Nélio M. V. História da Ciência e ensino: onde terminam os paralelos? Em Aberto, Brasília, DF, v. 55, n. 11, p. 29-35, jul./set, 1992.

BORGES, Regina M. R. (Org.). Filosofia e História da Ciência no Contexto da Educação em Ciências: vivências e teorias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para Ensino Médio. v. 2 – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2012.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais (1ª a 4ª série). 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, [1999 ou 2000]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2012.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média. PCN+Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, [2002?]. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2012.

BRODY, Tomas A. La historia de La ciencia em La enseñanza. Quipu – Revista Latinoamericana de Historia de las Ciencias y La Tecnologia, México, v. 1, n. 2, mai./ago., 1984.

CALDEIRA, Ana M. de A.; CALUZI, João J. (Orgs.). Filosofia e História da Ciência: contribuições para o ensino de ciências. Ribeirão Preto/Bauru: Kayrós/Cá Entre Nós, 2005.

CARVALHO, Anna M. P. de; SASSERON, Lúcia Helena. Abordagens histórico-filosóficas em sala de aula: questões e propostas. In: CARVALHO, Anna Maria P. (Org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

______.; VANNUCCHI, Andréa Infantosi. History, Philosophy and Science Teaching: some answers to “how”? Science & Education, Dordrecht, v. 9, n. 5, p. 427-448, 2000.

CASTRO, Ruth S. de; CARVALHO, Anna M. P. de. História da Ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, dez., p. 225-237, 1992.

CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

CUPANI, Alberto; PIETROCOLA, Maurício. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. especial, p. 100-125, 2002.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Porque o enfoque histórico no ensino das ciências, Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, n. 7, mar. 1998.

EL-HANI, Carlos Niño. Notas sobre o ensino de História e Filosofia da Biologia na Educação Superior. In: NARDI, R. (Org.). A Pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. p. 293-315.

______. Uma proposta metodológica para o ensino de história e Filosofia das Ciências para cursos superiores de ciências naturais. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 1., 2001, Niteroi. Anais... Niterói/RJ: [s. n.], 2001.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID99/v8_n2_a2003.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2012.

FREIRE JR., Olival. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, Waldomiro J. da. (Org.). Epistemologia e ensino de ciências. Salvador: Arcádia, 2002. p. 13-30.

GAGLIARDI, R. Cómo Utilizar la Historia de las Ciencias en la enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 6, n. 3, p. 291-296, 1988.

______.; GIORDAN, A. La historia de las ciencias: una herramienta para la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 4; n. 3, p. 253-258, 1986.

GIL-PÉREZ, Daniel. Contribución de la Historia y de la Filosofía de las ciencias al Desarrollo de un Modelo de Enseñanza/Aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.

GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco; REIS, José Cláudio. Uma Abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 224-248, ago. 2004.

______; ______; ______. Uma Abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 13., 2003. Curitiba. Programa e Resumos... Curitiba: CEET-PR/UFPR, 2003. p. 153.

______; ______; ______. Um Curso de Cosmologia na Primeira Série do Ensino Médio com enfoque Histórico-Filosófico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Programa... Vitória, ES: UFES, 2009. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/>. Acesso em: 22 jan. 2011.

GUIMARÃES, Márcio T.; CARVALHO, Washington L. P. de; OLIVEIRA, Mônica Santos. Raciocínio Moral na Tomada de Decisões em Relação a Questões Sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.

HÖTTECKE, Dietmar; HENKE, Andreas; RIESS, Falk. Implementing History and Philosophy in Science Teaching: strategies, methods, results and experiences from the European HIPST Project. Science & Education, Dordrecht, v. 21, n. 9, p. 1233-1261, 2012.

______.; SILVA, Cibelle C. Why Implementing History and Philosophy in School Science Education is a Challenge: an analysis of obstacles. Science & Education, Dordrecht, v. 20, n. 3-4, p. 293-316, mar. 2011.

JENKINS, E. W. The history of science in British schools: retrospect and prospect. International Journal of Science Education, United Kingdom, v. 12, n. 3, p. 274-281, 1990.

KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy kya. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais: o consenso e as perspectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visão dos formadores. 2011. Tese (Doutorado em Educação)– Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

LOMBARDI, O. J. La Pertinencia de la Historia en la Enseñanza de Ciencias: argumentos y contraargumentos. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 15, n. 3, p. 343-349, 1997.

MACH, Ernest. The Science of Mechanics. Tradução de T. J. McCormack. La Salle, IL-USA: Open Court Publishing Companhy, 1960.

MAYR, Ernest. The Growth of Biological Thought. Diversity, Evolution, and Inheritance. Harvard/USA: Cambridge, 1982.

MAIENSCHEIN, Jane. Why Study History for Science? Biology and Philosophy, Netherlands, v. 15, n. 3, p. 339-348, 2000.

MARTINS, André F. História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, Roberto de A. A Maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, Cibelle C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

______. Arquimedes e a Coroa do Rei: problemas históricos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 115-121, ago. 2000a.

______. Contribuições do Conhecimento Histórico ao Ensino do Eletromagnetismo. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. especial, p. 49-57, 1988.

______. Que Tipo de História da Ciência Esperamos ter nas Próximas Décadas? Episteme, Porto Alegre, n. 10, p. 39-56, jan./jun. 2000b.

______. Sobre o Papel da História da Ciência no Ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, n. 9, p. 3-6, ago. 1990.

MATTHEWS, Michael R. Ernest Mach and contemporary Science Education Reforms. International Journal of Science Education, United Kingdom, v. 12, n. 3, p. 317-325, 1990b.

______. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995.

______. Historia, Filosofía y Enseñanza de las Ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994a.

______. History, Phylosophy and Science Teaching: a reapprochement. Studies in Science Education, United Kingdom, n. 18, p. 25-51, 1990a.

______. History, Phylosophy and Science Teaching: the present rapprochement. Science & Education, Dordrecht, v. 1, n. 1, p. 11-47, 1992.

______. Sciencie Teaching: the role of History and Philosophy of Science. New York/London: Routledge, 1994b.

______. Un Lugar para la Historia y la Filosofía en la Enseñanza de las Ciencias. Comunicación, Lenguaje y Educación, Espanha, v. 11, n. 12, p. 141-155, 1991.

MOREIRA-XAVIER, Roberto. O Papel da História da Ciência e da Tecnologia na Formação da Cultura Científica e Tecnológica. CBPF: Ciência e Sociedade, Rio de Janeiro, CS014, 1986.

MUÑOZ BELLO, Rosa; SÁNCHEZ, José R. B. La Historia de la Ciencia en los Libros de Texto: la(s) hipótesis de Avogadro. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 21, n. 1, p. 147-159, 2003.

NARDI, Roberto (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

NIELSEN, Henry; THOMSEN, Poul V. History and Philosophy of Science in Physics Education. International Journal of Science Education, United Kingdom, v. 12, n. 3, p. 308-316, 1990.

OLIVEIRA, Maurício P. de. A História e a Epistemologia no Ensino de Ciências: dos processos aos modelos de realidade na educação científica. In: ANDRANDE, Ana Maria R. de. (Org.). Ciência em Perspectiva. Estudos, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST; SBHC, 2003, p. 133-149. (Coleção História da Ciência, Série Estudos da Ciência, v.1).

OLIVEIRA, Vítor. Natureza da Ciência e Formação Inicial dos Professores de Física e Química. Revista de Educação, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 67-76, jun. 1993.

PARUELO, Jorge. Enseñanza de las Ciencias y Filosofía. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 21, n. 2, p. 329-335, 2003.

PEDUZZI, Luiz O. Q. Sobre a utilização didática da história da ciência. In: PIETROCOLA, Maurício. (Org.). Ensino de Física: metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

______. Do Átomo Grego ao Átomo de Bohr: receptividade inicial e perspectivas de pesquisa de um texto voltado para uma disciplina de evolução dos conceitos da física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., Bauru, 2005. Resumos... Bauru, SP: ABRAPEC, 2005. p. 67.

PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino. O Uso Didático da História da Ciência após a Implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas publicadas em periódicos nacionais especializados em ensino de física (2000-2006). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 48-65, 2009.

PESA, Marta A.; OSTERMANN, Fernanda. La ciencia como actividad de resolución de problemas: la epistemologia de Larry Laudan y algunos aportes para las investigaciones educativas en ciencias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. especial, p. 84-99, 2002.

PIETROCOLA, Maurício. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC; Brasília, DF: INEP, 2001.

PRADO, Fernando D. Experiências Curriculares com História e Filosofia da Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 6, n. especial, p. 9-17, 1989.

REIS, José C.; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco. Da Necessidade de Valorizar a História e a Filosofia da Ciência na Formação de Professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010. Águas de Lindóia. Caderno de Resumos... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2010. Disponível também em: <http://www.sbfisica.org.br/~epef/xii/>. Acesso em: 21 jan. 2011.

RICARDO, Elio C.; KNEUBIL, Fabiana B. Formação de Professores de Física sobre a Ciência: um estudo de caso num curso de eletromagnetismo. CONGRESO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS Y LA MATEMÁTICA, 1., 2011, Tandil. Actas... Tandil – Argentina, 2011.

ROBILOTTA, M. R. O Cinza, o Branco e o Preto: da relevância da história da ciência no ensino de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. especial, p. 7-22, 1988.

ROSA, Katemari; MARTINS, Maria C. Approaches and Methologies for a Course on History and Epistemology of Physics: analyzing the experience of a brazilian university. Science & Education, Dordrecht, 18, p. 149-155, 2009.

ROSA, Sandra R. G.; SILVA, Marcos R. da. A História da Ciência nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: uma análise do conteúdo sobre o episódio da transformação bacteriana. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 59-78, jul. 2010. Disponível em: <http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2012/03/sandra.pdf>. Acesso em: 2 set. 2012.

ROSMORDUC, Jean. L´Histoire de la Physyque Peut-Elle Aclairer les Obstacles Epistemologiques? ASTER – recherché en didactique des sciences expérimentales, Lyon, n. 5, p. 117-143, 1987.

RUDGE, David; HOWE, Eric. An Explicit and Reflective Approach to the Use of History to Promote Understanding of the Nature of Science. Science & Education, Dordrecht, v. 18, p. 561-580, 2009.

SÃO PAULO. Governo do Estado. Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o Ensino de Química: 2º grau. 3. ed. São Paulo: SE/CENP, 1992.

SARTON, George. The History of Science and the New Humanism. Indiana/USA: Bloomingtion, 1931.

SILVA, Cibelle C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

SILVA, Erman N. da; TEIXEIRA, Ricardo R. P.. A História da Ciência nos Livros Didáticos: um estudo crítico sobre o ensino de Física pautado nos livros didáticos e o uso da História da Ciência. In: XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – SNEF, 18., 2009, Vitória. Anais... Vitória, ES: 2009. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0279-1.pdf>. Acesso em: 2 set. 2012.

SILVA, Paulo S. A. da; CHAVES, Sílvia N. Epistemologia, Ética e Política na Formação de Professores de Ciências. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 230-244, 2009.

SOLBES, J.; TRAVER, M. J. Against a Negative Image of Science: History of Science and the Teaching of Physics and Chemistry. Science & Education, Dordrecht, n. 12, p. 703-717, 2003.

______.; ______. La Utilización de la Historia de las Ciencias en la Enseñanza de la Física y la Química. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 103-112, 1996.

______.; ______. Resultados Obtidos Introduciendo Historia de la Ciencia en las clases de Física y Química: mejora de la imagen de la ciencia y desarrollo de actitudes positivas. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, v. 19, n. 1, p. 151-162, 2001.

TAKIMOTO, Elika. História da Física na sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

TAVARES, Leandro H. W. A história da ciência nas obras de química do programa nacional do livro didático para o ensino médio: uma análise através do conceito de substância. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência)– Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/DIS_MEST/DIS_MEST20100223_WESOLOWSKI%20TAVARES%20LEANDRO%20HENRIQUE.pdf>. Acesso em: 2 set. 2012.

TEIXEIRA, Elder S.; GRECA, Ileana M.; FREIRE JR., Olival. The History and Philosophy of Science in Physics Teaching: a research synthesis of didactic intervention. Science & Education, Dordrecht, v. 21, n. 6, p. 771-796, june 2012.

TONETTO, Sonia R. A História da Radioatividade nos livros didáticos. História da Ciência e Ensino – construindo interfaces, São Paulo, v. 1, p. 23-26. 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/3073>. Acesso em: 2 set. 2012.

VILLANI, Alberto; DIAS, Valeria S.; VALADARES, Juarez M. The Development of Science Education Research in Brazil and Contributions from the History and Philosophy of Science. International Journal of Science Education, United Kingdom, v. 32, n. 7, p. 907-037, 2010.

WACHHORST, W. Thomas Alva Edison. Cambridge: MIT, 1982.

WORTMANN, Maria L. C. É Possível Articular a Epistemologia, a História da Ciência e a Didática no Ensino Científico? Episteme, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 59-72, 1996.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

KAPITANGO-A-SAMBA, K. K. Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 943–970, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.543. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática