A polissemia da noção de competência no campo da educação

Autores

  • Clarilza Prado de SOUSA clarilza.prado@uol.com.br
    Fundação Carlos Chagas/PUC-SP
  • Maria Inês PESTANA mariainespestana@uol.com.br
    Inep/MEC, Brasil

DOI:

10.29286/rep.v18i36.527

Palavras-chave:

Competência. Educação e Trabalho. Avaliação Educacional.

Resumo

A partir de exame de concepções teóricas que utilizam o termo competência procura-se demonstrar que, ao associar competência, empregabilidade e profissionalização, o discurso subordina a educação e conceitos oriundos da psicologia educacional às demandas socioeconômicas dos novos modelos de articulação produtiva, além de revelar uma compreensão do sujeito de forma idealizada e não situada. Questões sobre formação e trabalho, de caráter social, são transferidas para a esfera do sujeito, por meio da psicologização da competência, escondendo contradições e desafios a serem enfrentados pelo setor educacional, especialmente na formação docente.The polysemy of the notion of competence in the field of educationAbstractStarting from the review of theoretical conceptions that use the term competence, we try to demonstrate that, by associating competence, employability and professionalization, the speech subordinates education and concepts originating from educational psychology to the socioeconomic demands of new models of productive articulation, in addition to revealing an understanding of the subject in idealized and not situated manner. Questions on education and work, of social nature, are transferred to the scope of the subject, through the psychologization of competence, hiding contradictions and challenges to be faced by the educational sector, particularly in the teacher educationKeywords: Competence. Education and work. Educational assessment.

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Biografia do Autor

Clarilza Prado de SOUSA, Fundação Carlos Chagas/PUC-SP

Bacharel, licenciada em psicologia e psicóloga (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil) - Doutora em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil) Pós doutorado na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales – Paris França e na Harvard University – Education . Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Educação. Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Inês PESTANA, Inep/MEC, Brasil

Bacharel em Sociologia e Ciência Política (Universidade de Brasília, Brasil) Mestre em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil) Diretora de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC, Brasil).

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Recebimento em: 03/11/2008.

Aceite em: 18/01/2009.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

SOUSA, C. P. de; PESTANA, M. I. A polissemia da noção de competência no campo da educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 133–151, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i36.527. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/527. Acesso em: 3 maio. 2024.