Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?

Autores

  • Simone Albuquerque da ROCHA dioneia@ufmt.br
    Universidade FEderal de Mato Grosso /Campus Rondonópolis http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v18i36.524

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador.

Resumo

O presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?

Abstract

This article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.

Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Albuquerque da ROCHA, Universidade FEderal de Mato Grosso /Campus Rondonópolis

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis-MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Político Pedagógico, Currículo e Avaliação e Didática. É pesquisadora na área de formação de professores, políticas públicas em educação, incluindo a educação a distância. É orientadora no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. É coordenadora do grupo de pesquisa investigAção. Endereço profissional: Universidade Federal de Mato Grosso, campus Universitário de Rondonópolis. Rodovia Rondonópolis/Guiratinga, KM-6 Jardim Atlântico. CEP 78735-901, Rondonopolis, MT – Brasil.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências

Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BAKHTIN, Mikhail.Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação:

uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

BRASIL. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 28,

aprovado em 2 de outubro de 2001. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais-Formação de Professores-Licenciatura Plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu. Acesso em: 24/06/2005.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade e estágio curricular: subsídios para a discussão. In: ALVES, Nilda (Org.). Formação de Professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.

FALSARELLA, Ana Maria. Formação de Professores: formação continuada e

prática de sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2004.

FAVRETTO, Ivone de Oliveira Guimarães. A Formação continuada de

professores em exercício nas escolas de Rondonópolis-MT: uma investigação sobre as instâncias formadoras. Cuiabá, 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) – IE/Universidade Federal de Mato Grosso.

FORGRAD. Diretrizes curriculares para a formação de professores:

concepções e implementação (2002). Disponível em http://www.forgrad.org.br/ pages/publicacoes.htm Acesso em 15 de abril de 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e prática da libertação uma

introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

____. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: EdUNESP, 2000.

_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001.

MEC, Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação. Disponível em <http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm>. Acesso em 15 de outubro de 2004.

PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Leopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER,

Évelyne (orgs.) Formando Professores Profissionais, quais estratégias, quais competências? 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

RIANI, Dirce Camargo. Formação do professor: a contribuição dos estágios supervisionados. São Paulo: Lúmen, 1996.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,

ULHÔA, Andréa. O Estágio Curricular Supervisionado no curso de Pedagogia e a aprendizagem profissional da docência: alguns elementos para reflexão. Cuiabá, 2007; Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Cuiabá.

Recebimento em: 23/09/2008.

Aceite em: 13/12/2008.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

ROCHA, S. A. da. Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 89–105, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i36.524. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores