Em busca de balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula com base em Bakhtin

Autores

  • Cecília GOULART goulartcecilia@yahoo.com.br
    Universidade Federal Fluminense http://www.uff.br

DOI:

10.29286/rep.v18i36.514

Palavras-chave:

iscurso. Argumentação. Bakhtin. Interações em sala de aula

Resumo

O estudo visa delinear balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula, defendendo, a partir de Bakhtin, que enunciar é argumentar. A sala de aula é compreendida como um espaço em que o objetivo dos professores é fazer com que os alunos se apropriem discursivamente de determinados modos de conhecer temas vinculados às diferentes áreas de conhecimento. Categorias bakhtinianas relevantes para nossa discussão são enunciado, dialogismo, gêneros do discurso, palavra de autoridade/palavra internamente persuasiva e linguagens sociais. Entendemos que, focalizando aspectos argumentativos do processo de ensinar-aprender, o movimento discursivo de construção do conhecimento deva vir à tona.

Parameters to analyze classroom discursive interactions since Bakhtin’s theo

Abstract

The study aims to outline some parameters to analyze classroom discursive interactions, supporting that enunciating is arguing since Bakhtin’s theory. Classrooms are understood as spaces where teachers work in order that students develop and appropriate formal discourses related to different knowledge areas. Relevant bakhtinian categories to our discussion are enunciation, dialogism, discourse genders, authority word/internally persuasive word and social languages. We understand that focusing in argumentative aspects of the teaching-learning process, the discursive move of knowledge construction’s process may arise. Keywords: Discourse. Argumentation. Bakhtin. Classroom interactions

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Biografia do Autor

Cecília GOULART, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal
Fluminense. Doutora em Letras, Lingüística Aplicada pela PUC-RJ . Pesquisadora do CNPq. Endereço
profissional: Praça Leoni Ramos, 882 Bloco D – s. 405 - Campus do Gragoatá, São Domingos,
CEP 24-020-200 .Niterói-RJ, Brasil

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Recebimento em: 13/11/2008.

Aceite em 13/12/2008.

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Publicado

2012-09-25

Como Citar

GOULART, C. Em busca de balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula com base em Bakhtin. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 15–31, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i36.514. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/514. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores