Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?

Autores

  • Jader Janer Moreira LOPES jjanergeo@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense- UFF, Niterói, RJ Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
  • Maria Renata Prado MARTIN mariarenataprado@gmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora Rede de Ensino Doctum

DOI:

10.29286/rep.v28i69.4620

Palavras-chave:

Geografia da Infância, Mapas vivenciais, Espaços Educacionais

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.

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Biografia do Autor

Jader Janer Moreira LOPES, Universidade Federal Fluminense- UFF, Niterói, RJ Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES.

Maria Renata Prado MARTIN, Universidade Federal de Juiz de Fora Rede de Ensino Doctum

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), com mestrado (2003) e doutorado (2008) pela Universidade de Paris 8. Pós doutorados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e pela Universidade de Paris Descartes (2019).  Hoje é coordenadora de curso do Centro de Formação da Essonne e professora contratada da Universidade de Cergy Pontoise.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

LOPES, J. J. M.; MARTIN, M. R. P. Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 625–649, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i69.4620. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620. Acesso em: 5 nov. 2024.