Os livros didáticos e o ensino de História da Educação

Autores

  • Gabriela OSSENBACH gossenbach@edu.uned.es
    Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4101

Palavras-chave:

Livros Didáticos. Metodologias de Ensino. História da Educação.

Resumo

Com o objetivo de apresentar diferentes possibilidades de uso dos livros didáticos no ensino de História da Educação, explicam-se alguns obstáculos e certas premissas consideradas importantes. Para tanto, o artigo foi dividido em três partes. A primeira trata das possibilidades de combinar a investigação e o ensino e de integrar a história da cultura escolar ao ensino de História da Educação. A segunda expõe distintas aproximações possíveis para usar o livro didático como objeto de ensino. A terceira é dedicada às formas de acesso aos livros didáticos.



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Biografia do Autor

Gabriela OSSENBACH, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Doutora em Ciências da Educação, professora do Departamento de História da Educação e Educação Comparada na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em Madri. Presidente da Sociedade Espanhola de História da Educação e diretora do Centro de Investigação MANES (Manuales Escolares), da UNED. End.: Rua Juan Del Rosal, 14, Madrid, Espanha, CEP 28040. Tel.: (0034) 913986988. Email: <gossenbach@edu.uned.es>.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

OSSENBACH, G. Os livros didáticos e o ensino de História da Educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 787–798, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4101. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4101. Acesso em: 5 nov. 2024.