Os livros didáticos e o ensino de História da Educação

Autores

  • Gabriela OSSENBACH gossenbach@edu.uned.es
    Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4101

Palavras-chave:

Livros Didáticos. Metodologias de Ensino. História da Educação.

Resumo

Com o objetivo de apresentar diferentes possibilidades de uso dos livros didáticos no ensino de História da Educação, explicam-se alguns obstáculos e certas premissas consideradas importantes. Para tanto, o artigo foi dividido em três partes. A primeira trata das possibilidades de combinar a investigação e o ensino e de integrar a história da cultura escolar ao ensino de História da Educação. A segunda expõe distintas aproximações possíveis para usar o livro didático como objeto de ensino. A terceira é dedicada às formas de acesso aos livros didáticos.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela OSSENBACH, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Doutora em Ciências da Educação, professora do Departamento de História da Educação e Educação Comparada na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em Madri. Presidente da Sociedade Espanhola de História da Educação e diretora do Centro de Investigação MANES (Manuales Escolares), da UNED. End.: Rua Juan Del Rosal, 14, Madrid, Espanha, CEP 28040. Tel.: (0034) 913986988. Email: <gossenbach@edu.uned.es>.

Referências

ABELLÁN, J. La Universidad ¿para qué? Una reflexiónen tiempos de mudanza. In: CAMUÑAS, Ignacio (Ed.). España. El final de una época. Informe del Foro de La Sociedad Civil. Madrid: Libros Libres, p. 231-248, 2009.

BADANELLI, A. et al. Studying History On Line. Section: School Text books,

BOTREL, J-F. Nacimiento y auge de una editorial escolar: la Casa Hernando de Madrid (1828-1902). In: Libros, Prensa y Lectura en la España del siglo XIX. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1993. p. 385-470.

CHOPPIN, A. Le manuel scolaire, une fausse évidence historique. Histoire de l’éducation, n. 117, p. 7-56, 2008.

NÓVOA, A. História da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1994.

RUIZ BERRIO, J., MARTÍNEZ NAVARRO, A., COLMENAR, C., CARREÑO, M. La editorial Calleja, un agente de modernización educativa en la Restauración, Madrid: UNED, serie Proyecto MANES, 2002.

VILLALAÍN, J. L. Manuales escolares en España. Tomo I. Legislación (1812-

. Madrid: UNED, 1997.

______. Manuales escolares en España. Tomo II. Libros de texto autorizados y censurados (1833-1874). Madrid: UNED, 1999.

______. Manuales escolares en España. Tomo III. Libros de texto autorizados y censurados (1874-1939). Madrid: UNED, 2002.

VIÑAO FRAGO, A. De la importancia y utilidad de la historia de la educacion (o la responsabilidad moral del historiador). In: GABRIEL, N., VIÑAO FRAGO, A. (Org.). La investigación histórico-educativa. Tendencias actuales. Barcelona: Ed Ronsel, 1997.

______. El libro de texto y las disciplinas escolares: una mirada a sus orígenes. In: ESCOLANO, A. (Org.). Currículum editado y sociedad del conocimiento. Texto, multimedialidady cultura de la escuela. Valencia: Tirant lo Blanch, p. 109-140, 2006a.

______. La historia de las disciplinas escolares. Historia de la Educación.

Revista Interuniversitaria. Salamanca, n. 25, p. 243-269, 2006b.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

OSSENBACH, G. Os livros didáticos e o ensino de História da Educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 787–798, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4101. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4101. Acesso em: 4 maio. 2024.