Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa

Autores

  • Maria Aparecida REZENDE rezemelo@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4099

Palavras-chave:

Metodologia Fenomenológica. Mulheres Xavante. Educação

Resumo

Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológicos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecruzamento da construção metodológica, pelas mulheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.



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Biografia do Autor

Maria Aparecida REZENDE, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação/IE, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Área:- Educação sob o enfoque em Educação Indígena; Educação Escolar Indígena; EaD; PIBID em EaD. Disciplinas ministradas: Antropologia, Relações Etnicos Raciais; Currículo; Didática e Educação Escolar Indígena. Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação do Programa de Pós-Graduação da UFMT. Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.365, Boa Esperança, Cuiabá, MT. CEP. 78.060-900. Tel.: (65) 3615-8431. Email: <rezemelo@gmail.com>.

 

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

REZENDE, M. A. Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 749–765, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4099. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4099. Acesso em: 27 abr. 2024.