Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento
DOI:
10.29286/rep.v25i60.4096Palavras-chave:
Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade.Resumo
Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entrevistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.
Palavras-chave: Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade.
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