Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento

Autores

  • Eliza Moura Pereira da SILVA elizamoura@outlook.com
  • Daniela Barros da Silva Freire ANDRADE freire.d02@gmail.com
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4096

Palavras-chave:

Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade.

Resumo

Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entrevistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.

Palavras-chave: Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade.

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Biografia do Autor

Eliza Moura Pereira da SILVA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância, Coordenadora Pedagógica do Colégio Ibero Americano. Endereço: Av. Beira Rio, nº 1001. CEP.: 78035-175 Tel.: (65) 3322-0011. Email: <elizamoura@outlook.com>.

Daniela Barros da Silva Freire ANDRADE, UFMT

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância e Professora Adjunto IV do Departamento de Psicologia da UFMT, campus Cuiabá, IE. Endereço: Av. Fernando Corrêa, n. 2.367, Cuiabá-MT. CEP: 78000. Tel. 3615-8448. Email: <freire.d02@gmail.com>

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

SILVA, E. M. P. da; FREIRE ANDRADE, D. B. da S. Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 699–719, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4096. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4096. Acesso em: 5 nov. 2024.