Gênero e sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalência

Autores

  • Lucimar Luz LEITE lukaluz24@hotmail.com
    UEM Maringá
  • Eliane Rose MAIO elianerosemaio@yahoo.com.br
    UNESP/Araraquara

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4095

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade. Docência. Educação Infantil. Brincadeiras.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma análise das representações expostas por docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil, referentes à temática de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis livres e espontâneas. Realizou-se a aplicação de questionários junto a 14 professoras desse estabelecimento de ensino, nos quais foi possível observar que o espaço escolar pode (re)produzir diferenças e discriminação de gênero e sexualidade. Assim, compreende-se a necessidade de se inserir essa temática nos cursos de formação docente e nas escolas, desde a Educação Infantil.

 

Gênero e sexualidade. Docência. Educação Infantil. Brincadeiras.

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Biografia do Autor

Lucimar Luz LEITE, UEM Maringá

Mestre em Educação (UEM/Maringá), Pedagoga, Campo Mourão – PR. Tel.: (44) 3523-7705. Email: <lukaluz24@hotmail.com>

Eliane Rose MAIO, UNESP/Araraquara

Doutora e Pós Doutora em Educação Escolar (UNESP/Araraquara), coordenadora do grupo de pesquisa NUDISEX, Docente DTP/PPE/UEM. Av. Colombo, 5790. Jardim Universitário, Maringá – PR. CEP.: 87020-900. Tel.: (44) 3011-4040. Email: <elianerosemaio@yahoo.com.br>.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

LEITE, L. L.; MAIO, E. R. Gênero e sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalência. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 681–698, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4095. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4095. Acesso em: 2 maio. 2024.