Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais

Autores

  • Cristina Maria PESCADOR cmpescad@ucs.br
    Universidade de Caxias do Sul
  • Carla Beatris VALENTINI cbvalent@ucs.br
    Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS).
  • Léa da Cruz FAGUNDES leafagundes@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4094

Palavras-chave:

Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.

Resumo

Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.


Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.

Downloads

Biografia do Autor

Cristina Maria PESCADOR, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE)/UFRGS, pesquisadora-voluntária do Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital, Universidade de Caxias do Sul, Docente UCS Línguas Estrangeiras. Endereço: Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130. Caxias do Sul, RS. CEP: 95070-560. Tel.: (54) 32182435. Email: <cmpescad@ucs.br>.

Carla Beatris VALENTINI, Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS).

Doutora em Informática na Educação, pesquisadora do Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (LaVia), docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS). Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – CEP: 95070-560. Caxias do Sul, RS. Tel.: (54) 32182824. Email: <cbvalent@ucs.br>.

Léa da Cruz FAGUNDES, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). Endereço: Av. Paulo Gama, s/n. Porto Alegre, RS. CEP: 90046-900. Tel.: (51) 33083425. Email: <leafagundes@gmail.com>.

Referências

BARROS, L.; KASTRUP, V. Pista 3: cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 52-75.

BASSO, M. et al. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 1, p. 135-149, jan./abr. 2013.

BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 296 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Brasília, DF, 2013. Documento orientador. Disponível em: Acesso em: 12. abr. 2014.

_______. Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Brasília, DF, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12. abr. 2013.

_______. Ministério da Educação. Cadernos SECAD. HENRIQUES, R. et al.

(Org.). Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF:

SECAD/MEC, 2007. http://www.red-ler.or/educacaocampo.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.

_______. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes: Programa Nacional de Informática na Educação. 1997(a). Disponível em: <http://www.proinfo.mec.gov.br/biblioteca/documentos/proinfo.pdf>. Acesso em: 11 out. 2014.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares

nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997(b).

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 2005. p. 17-30.

_______. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 243p.

______. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.

CAVALCANTE, L. O. H. Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades

para a educação do campo alcançar as escolas no rural. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 549-564, jul./set. 2010.

CUNHA, M. A. de A. A relação família-escola rural/do campo: os desafios de um objeto em construção. In: AGUIAR, M. S. et al. (Org.). Educação e Diversidade: estudos e pesquisas. v. 1. Recife: Gráfica J. Luiz Vasconcelos, 2009. p. 213-234. Disponível em: <http://www.ufpe.b/cead/estudosepesquisa/index.html>. Acesso em: 15 jun. 2013.

DELEUZE, G.; GUATARI, F. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia.

Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 1 ed. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995. 94 p. (Coleção TRANS, v. 1).

DEMO, P. Instrucionismo e mídia. In: SILVA, M. (Org.). Educação online:

teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo, Loyola. 2003.p. 75-88.

FAGUNDES, L. C.: VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. S; Linguagem, educação e recursos midiáticos: quem mexeu na minha escola? In: PESCADOR, C. SOARES, E. M. S., NODARI, P. C. (Org.). Ética, Educação e Tecnologia: pensamento em alternativas para os desafios da educação na atualidade. Curitiba: Editora CRV, 2010. p.143-158.

FRADE, I. C. A. da S. Alfabetização digital: problematização do conceito e

possíveis relações com a pedagogia e com aprendizagem inicial do sistema de escrita. In: COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 146p.

KASTRUP, V. Pista 2: O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p.

_______. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicologia & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 15-22, jan/abr. 2007.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000. 260p

PAPERT, S. LOGO: computadores em educação. Tradução de José Armando

Valente, Beatriz Bitelman, Afira Vianna Ripper. São Paulo: Brasiliense, 1988. 253 p

PIAGET, J. Sobre a pedagogia. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

______. O juízo moral na criança. Tradução de Elzon Lenardon. São Paulo:

Summus, 1994. 302p.

______. Estudos sociológicos. Tradução de Reginaldo di Piero. Rio de Janeiro: Forense, 1973. 233p.

PORCIÚNCULA, M. M. da. A construção do conhecimento, as intervenções

metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural. Porto

Alegre, 2009. 167 f. Tese (Doutorado Informática em Educação)-, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias em Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 2009.

PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Tradução Cristina M. Pescador. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 2, p. 201-204, maio/ago. 2010.

SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas

perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011. 162p.

SCHLEMMER, E. Políticas e práticas na formação de professores a distância: por uma emancipação digital cidadã. In: GATTI, B. A. et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Edunesp, 2013. p. 109-135.

SCHWARTZ, G. Educar para a Emancipação Digital. In: Civita, R., Santos,

J. (Ed.). Reescrevendo a Educação. São Paulo: Ática, Scipione, 2007. v. 1, p. 125-135.

SILVA, A. P. P. Formação continuada de professores para o Projeto UCA:

análise dos processos formativos prescritos, vivenciados e narrados. 2014, 288 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2014.

VALENTE, J. A. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos. In: BAGATINI, M. F.; ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.

VALENTINI, C. B.; PESCADOR, C. M.; SOARES, E. M. S. O laptop

educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas. In: Educação, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 151-164, jan./abr. 2013.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

PESCADOR, C. M.; VALENTINI, C. B.; FAGUNDES, L. da C. Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 657–677, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4094. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores