Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais

Autores

  • Cristina Maria PESCADOR cmpescad@ucs.br
    Universidade de Caxias do Sul
  • Carla Beatris VALENTINI cbvalent@ucs.br
    Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS).
  • Léa da Cruz FAGUNDES leafagundes@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4094

Palavras-chave:

Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.

Resumo

Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.


Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.

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Biografia do Autor

Cristina Maria PESCADOR, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE)/UFRGS, pesquisadora-voluntária do Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital, Universidade de Caxias do Sul, Docente UCS Línguas Estrangeiras. Endereço: Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130. Caxias do Sul, RS. CEP: 95070-560. Tel.: (54) 32182435. Email: <cmpescad@ucs.br>.

Carla Beatris VALENTINI, Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS).

Doutora em Informática na Educação, pesquisadora do Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (LaVia), docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS). Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – CEP: 95070-560. Caxias do Sul, RS. Tel.: (54) 32182824. Email: <cbvalent@ucs.br>.

Léa da Cruz FAGUNDES, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). Endereço: Av. Paulo Gama, s/n. Porto Alegre, RS. CEP: 90046-900. Tel.: (51) 33083425. Email: <leafagundes@gmail.com>.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

PESCADOR, C. M.; VALENTINI, C. B.; FAGUNDES, L. da C. Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 657–677, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4094. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores