Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes

Autores

  • Rosa Maria Moraes Anunciato OLIVEIRA rosa@ufscar.br
    UFSCar, São Carlos
  • Ana Paula Gestoso SOUZA ana_gestoso@hotmail.com
  • Elisa Gomes MAGALHÃES elisagmagalhaes@gmail.com
  • Filomena Maria Arruda MONTEIRO filarruda@hotmail.com
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v25i60.4090

Palavras-chave:

Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa

Resumo

Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Moraes Anunciato OLIVEIRA, UFSCar, São Carlos

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, São Carlos – SP (PGGE/UFSCar). Líder do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310. São Carlos/SP. CEP: 13565-905. Tel.: (16) 33518662. Email: .

Ana Paula Gestoso SOUZA

Pedagoga e Doutora em Educação. Experiência docente no Ensino Fundamental e Superior. Experiência em Educação a Distância. Participante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310. São Carlos/SP. CEP: 13565-905. Tel.: (16) 33519585 . Email: .

Elisa Gomes MAGALHÃES

Pedagoga e Mestre em Educação. Diretora de escola no município de Presidente Prudente-SP. Experiência em Educação a Distância. Participante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310. São Carlos/SP. CEP: 13565-905. Tel.: (16) 33519585. Email:<elisagmagalhaes@gmail.com>.

Filomena Maria Arruda MONTEIRO, UFMT

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de ensino e Organização Escolar. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente e participante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Endereço: Av. Fernando Corrêa, n. 2.367, Cuiabá-MT. CEP: 78000. Tel.: (65) 36158445.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, R. M. M. A.; SOUZA, A. P. G.; MAGALHÃES, E. G.; MONTEIRO, F. M. A. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 60, p. 631–656, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i60.4090. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores