Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição. Bernard Bolzano: conceptualism and intuition

Autores

  • Humberto Clímaco haclimaco@yahoo.com
    Universidade Federal de Goiás http://www.ufg.br
  • Michael Otte michaelontra@aol.com
    Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v19i39.384

Palavras-chave:

Bernard Bolzano. Intuição. Explicação. Pensamento conceitual.

Resumo

Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Humberto Clímaco, Universidade Federal de Goiás

Professor substituto no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás e mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Michael Otte, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Emérito do Instituto de Didática da Matemática da Universidade de Bielefeld – Alemanha e

Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Recebimento em: 05/09/2008.

Aceite em: 27/11/2008.

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

CLÍMACO, H.; OTTE, M. Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição. Bernard Bolzano: conceptualism and intuition. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 165–180, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.384. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/384. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática