Práticas inventivas na interação com as tecnologias digitais e telemáticas: o caso do Gamebook Guardiões da Floresta

Autores

  • Lynn ALVES lynnalves@gmail.com
    Faculdade Senai Cimatec e UNEB. Linha de Pesquisa – Cultura digital, Jogos digitais e cenários de aprendizagem. Endereço institucional

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3835

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Invenção. Colaboração. Gamebook.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a concepção de tecnologia que vem norteando as práticas pedagógicas, apontando um olhar diferenciado, indo além de uma perspectiva instrumental, e compreendendo que as tecnologias digitais podem se constituir em espaços de aprendizagem que possibilitem a alunos e professores atuarem como atores e autores do processo. Nessa abordagem, o artigo apresenta o processo de desenvolvimento do Gamebook, que adotou como modelo metodológico a investigação colaborativa, na qual as crianças, professores e especialistas foram partícipes do processo de desenvolvimento desde os primeiros momentos da pesquisa até os resultados relacionados ao perfil das crianças envolvidas.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Invenção. Colaboração. Gamebook.

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Biografia do Autor

Lynn ALVES, Faculdade Senai Cimatec e UNEB. Linha de Pesquisa – Cultura digital, Jogos digitais e cenários de aprendizagem. Endereço institucional

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Educação, com pós-doutorado em Jogos digitais e aprendizagem pela Universidade de Turim, na Itália. Professora e pesquisadora da Faculdade Senai Cimatec e UNEB. Linha de Pesquisa – Cultura digital, Jogos digitais e cenários de aprendizagem. Endereço institucional: Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula – Salvador – Bahia – CEP: 41.150-00. Tel.: 71-3117-2458. Email: <lynnalves@gmail.com>.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

ALVES, L. Práticas inventivas na interação com as tecnologias digitais e telemáticas: o caso do Gamebook Guardiões da Floresta. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, p. 574–593, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3835. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3835. Acesso em: 26 abr. 2024.