Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas

Autores

  • Daniel MILL mill@ufscar.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3821

Palavras-chave:

Educação a Distância. Cenários Educacionais. Dilemas Educacionais. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar cenários, dilemas e perspectivas vividos na história recente da Educação a Distância (EaD). Estabelecemos quatro períodos para análise: pré-1996 (fecundação e gestação da modalidade), 1996-2005 (nascimento e definições pedagógicas e legais), 2006-2015 (amadurecimento e experiências práticas nas instituições públicas); e pós-2015 (redefinições legais, pedagógicas etc., decorrentes da crise político-financeira vivida, ultimamente, pelo Brasil). Na análise, consideramos a legislação e a literatura sobre EaD e o modus operandi de experiências institucionais. Desta forma, o texto apresenta argumentos e reflexões, numa visão sistêmica da modalidade, buscando indicar partes que compõem o todo.

Palavras-chave: Educação a Distância. Cenários Educacionais. Dilemas Educacionais. Universidade Aberta do Brasil.

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Biografia do Autor

Daniel MILL, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Universidade Federal de São Carlos. Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). End. Profissional: Departamento de Educação – UFSCar, Rod. Washington Luís, km 235 – SP-310, CEP.: 13565-905, São Carlos – SP. Tel.: (16) 3351 8931. Email: <mill@ufscar.br>.

 

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

MILL, D. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, p. 432–454, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3821. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3821. Acesso em: 3 dez. 2024.