Princípio de inclusão e afirmação do direito à educação superior: a gratuidade nos vestibulares das ifes. Beginning of social inclusion and acknowledgement of the right to higher education: the gratuity in the 1997 and 1998 entrance test of the ufmt
DOI:
10.29286/rep.v19i39.380Palavras-chave:
Educação Superior. Gratuidade. Vestibular.Resumo
Na ocasião dos vestibulares/1997 e 1998, da UFMT, o MPF moveu ação civil pública contra a UFMT, alegando ser ilegal e inconstitucional a taxa de inscrição no vestibular. Em resposta, a Justiça Federal concedeu liminar impedindo a UFMT de realizar tal cobrança. Isso originou grande procura dos candidatos pelas inscrições gratuitas. Posteriormente, a UFMT recorreu e a liminar foi cassada. Metodologicamente, a pesquisa aqui relatada seguiu a perspectiva qualitativa com orientação fenomenológica e buscou resgatar tais acontecimentos, para refletir sobre o significado da gratuidade nos vestibulares das IFES, aqui considerada como princípio de inclusão e afirmação do direito à educação superior.Downloads
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Documentos Consultados
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JORNAL FOLHA DO ESTADO. Cuiabá. 1996 e 1997.
PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA EM MATO GROSSO. Cuiabá. Procedimento Administrativo PR/MT 0224/96.
PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA EM MATO GROSSO. Cuiabá. Procedimento Administrativo PR/MT 0230/1997.
Recebimento em: 11/08/2009.
Aceite em: 30/10/2009.