Entre Cila e Caribde: ou, é possível equacionar quantidade e qualidade no sistema educacional público? Between Cila and Caribde: or, it is possible to equate amount and quality in the public educational system?

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani rosimaresquinsani@upf.br
    Universidade de Passo Fundo / UPF http://www.upf.br
  • Jarbas Dametto rep@ufmt.br
    Universidade de Passo Fundo / UPF http://www.upf.br

DOI:

10.29286/rep.v19i39.377

Palavras-chave:

Escola em tempo integral. Políticas educacionais. Qualidade na educação.

Resumo

Este artigo, através de uma pesquisa exploratória em uma rede municipal de ensino, problematiza a questão das escolas em tempo integral enquanto possibilidade de oferecer uma educação pública de qualidade. Constataram-se dois limites para a escola em tempo integral: tal experiência é onerosa, exigindo uma opção política clara; e a simples ampliação do tempo de permanência do aluno na escola não resolve problemas, como evasão e reprovações. Em contrapartida, é possível afirmar que tais experiências são uma possibilidade de educação qualificada, por atenderem importantes demandas sociais em comunidades de alta vulnerabilidade social, bem como, por favorecerem relações sistematizadas de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF. Endereço para correspondência: Rua Riachuelo, 472 – Bairro São Cristóvão – Passo
Fundo / RS, Brasil – Cep: 99062-070 (

Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutorado em andamento em Educação
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

Referências

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Fontes

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RELATÓRIO DE PESQUISA II, projeto As políticas educacionais de expansão qualitativa da escola pública: a experiência da escola em tempo integral sob o olhar de Anísio Teixeira, CNPq, 2007.

LEVANTAMENTOS ESTATÍSTICOS, Setor de registros escolares,

Coordenadoria de Administração, Secretaria Municipal de Educação, 2008.

Recebimento em: 04/11/2008.

Aceite em: 10/05/2009.

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Publicado

2012-08-28

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. Entre Cila e Caribde: ou, é possível equacionar quantidade e qualidade no sistema educacional público? Between Cila and Caribde: or, it is possible to equate amount and quality in the public educational system?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 43–51, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.377. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/377. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores