Entre Cila e Caribde: ou, é possível equacionar quantidade e qualidade no sistema educacional público? Between Cila and Caribde: or, it is possible to equate amount and quality in the public educational system?
DOI:
10.29286/rep.v19i39.377Palavras-chave:
Escola em tempo integral. Políticas educacionais. Qualidade na educação.Resumo
Este artigo, através de uma pesquisa exploratória em uma rede municipal de ensino, problematiza a questão das escolas em tempo integral enquanto possibilidade de oferecer uma educação pública de qualidade. Constataram-se dois limites para a escola em tempo integral: tal experiência é onerosa, exigindo uma opção política clara; e a simples ampliação do tempo de permanência do aluno na escola não resolve problemas, como evasão e reprovações. Em contrapartida, é possível afirmar que tais experiências são uma possibilidade de educação qualificada, por atenderem importantes demandas sociais em comunidades de alta vulnerabilidade social, bem como, por favorecerem relações sistematizadas de ensino-aprendizagem.Downloads
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Fontes
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Recebimento em: 04/11/2008.
Aceite em: 10/05/2009.