A internet como instrumento e seu papel na formação do leitor. The internet as an instrument and its role in the reader formation.
DOI:
10.29286/rep.v19i39.376Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Leitura on-line. Cibercultura.Resumo
Esta reflexão parte da existência de um novo fenômeno, a cibercultura, que implementa um novo espaço de leitura, com ferramentas que possibilitam a construção de novas práticas, interferindo e modificando a constituição do leitor em em formação. A leitura on-line é o objeto de análise deste artigo, visando compreender e discutir os indícios que se destacam nas práticas que a envolvem para levantar questões e reflexões sobre novas tecnologias emergentes no contexto social e, particularmente, no escolar.Downloads
Referências
ARENA, D. B. Nem hábito, nem gosto, nem prazer. In: MORTATTI, M. R. L. (Org.). Atuação de professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental. Araraquara: JM, 2003. p. 53-61.
______. Considerações sobre o estatuto do leitor crítico. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: artes e técnicas, ciências políticas. São Paulo: UNESP, 2006. p. 409-422.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LÉVY, P. A emergência do cyberspace e as mutações culturais. In: PELLANDA, N. M. C.; PELLANDA, E. C. (Org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. p. 7-31.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia Alemã. 8. ed. São Paulo: Centauro, 2005.
PARENTE, A. O hipertextual. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 10, p. 85-87, jun. 1999.
PINHO, J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na
escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 22-47.
______. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes Médicas, 1998.
TEBEROSKY, A. (Org.). Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
Recebimento em: 12/01/2009.
Aceite em: 30/06/2009.