Formação inicial de educadores ambientais: desafios, limites e avanços

Autores

  • Ivo DICKMANN educador.ivo@unochapeco.edu.br
    Unochapecó
  • Larissa HENRIQUE larissahenrique@unochapeco.edu.br
    Unochapecó

DOI:

10.29286/rep.v26i63.3722

Palavras-chave:

Formação Inicial. Licenciaturas. Educadores Ambientais. Paulo Freire.

Resumo

Este artigo propõe compreender como a temática socioambiental está inserida no processo de formação inicial de educadores nas licenciaturas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Opta-se metodologicamente pela pesquisa documental e análise de conteúdo das sínteses dos PPCs das licenciaturas, a partir da escolha de unidades de registro relacionadas à dimensão ambiental. Construiu-se um quadro sinótico sobre a temática ambiental nos currículos, com centralidade no curso de Ciências Biológicas, tendo nas outras licenciaturas uma presença esporádica, pontual e acrítica. A pesquisa se referencia na educação ambiental freiriana, que está embasada nas contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental.

 

Palavras-chave: Formação Inicial. Licenciaturas. Educadores Ambientais. Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Ivo DICKMANN, Unochapecó

Graduado em Filosofia, mestre e doutor em educação. Professor Titular do Mestrado em Educação da Unochapecó. Com dissertação e tese sobre as contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental.

Larissa HENRIQUE, Unochapecó

Graduanda em Pedagogia, bolsista PIBIC-UNIEDU, Art. 171, no projeto Educação Ambiental e Formação de Educadores.

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

DICKMANN, I.; HENRIQUE, L. Formação inicial de educadores ambientais: desafios, limites e avanços. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 839–853, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.3722. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3722. Acesso em: 5 nov. 2024.