Formação inicial de educadores ambientais: desafios, limites e avanços
DOI:
10.29286/rep.v26i63.3722Palavras-chave:
Formação Inicial. Licenciaturas. Educadores Ambientais. Paulo Freire.Resumo
Este artigo propõe compreender como a temática socioambiental está inserida no processo de formação inicial de educadores nas licenciaturas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Opta-se metodologicamente pela pesquisa documental e análise de conteúdo das sínteses dos PPCs das licenciaturas, a partir da escolha de unidades de registro relacionadas à dimensão ambiental. Construiu-se um quadro sinótico sobre a temática ambiental nos currículos, com centralidade no curso de Ciências Biológicas, tendo nas outras licenciaturas uma presença esporádica, pontual e acrítica. A pesquisa se referencia na educação ambiental freiriana, que está embasada nas contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental.
Palavras-chave: Formação Inicial. Licenciaturas. Educadores Ambientais. Paulo Freire.
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