O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores

Autores

  • Roseli Zen CERNY rosezencerny@gmail.com
  • Carla Cristina Dutra BURIGO rosezencerny@gmail.com
  • Nayara Müller TOSSATI naytosatti@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v25i59/1.3679

Palavras-chave:

Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.

Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

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Biografia do Autor

Roseli Zen CERNY

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação Currículo pela PUC/SP. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Itinera. Email:

Carla Cristina Dutra BURIGO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação Currículo pela PUC/SP. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Itinera.

Nayara Müller TOSSATI

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Pesquisa.

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Publicado

2016-05-01

Como Citar

CERNY, R. Z.; BURIGO, C. C. D.; TOSSATI, N. M. O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 341–353, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3679. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679. Acesso em: 19 abr. 2024.