A Cultura Digital, o Professor-Criança e o Aluno-Adulto

Autores

  • Antônio A. S. ZUIN antonio.zuin@pq.cnpq.br

DOI:

10.29286/rep.v25i59/1.3678

Palavras-chave:

Cultura digital. Cyberbulling. Redes Sociais. Internet.

Resumo

A atual sociedade da cultura digital determina a produção de modificações profundas nas dimensões cognitivas e afeitas presentes na relação professor-aluno dentro e fora das escolas. Essas modificações têm sido objeto de estudo de vários pesquisadores da área da educação. Diante deste quadro, tem-se como principal objetivo deste artigo investigar a forma como o desenvolvimento da cultura digital está determinando não apenas mudanças estruturais na forma de produção e difusão do conhecimento, como também na identificação do professor como um adulto-criança e os alunos como crianças-adultos.

Palavras-chave: Cultura digital. Cyberbulling. Redes Sociais. Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio A. S. ZUIN

Professor Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Pesquisador 1B do CNPq e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas: Teoria Crítica e Educação. End. Rodovia Washington Luís, Km 235, CEP: 13565-905, São Carlos, SP. Tel. (16) 33518365.

Referências

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: editora da UNESP, 1999.

CHEN, C. H. Why do teachers not practice what they believe regarding technology integration? The Journal of Education Research [online], v. 102, n. 1, p. 65-75. 2010.

HERBART, Johann, F. Pedagogia geral. Tradução de Ludwig Scheidl. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

KANT, Immanuel. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Tradução de Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. São Paulo: Brasiliense, 1986.

______. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora da Unimep, 1996.

______. “Resposta à pergunta: que é esclarecimento”. In: KANT, Immanuel. Textos seletos.Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petropolis: Vozes, 2005.

KYRIACOU, C.; ZUIN, A. Cyberbullying of teachers by students on YouTube: challenging the image of teacher authority in the digital age. Research Papers in Education, [online], p. 1-19,

DOI: 10.1080/02671522.2015.1037337.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Tradução de Mário da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da infância. Tradução de Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia editorial, 2005.

______. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Grafhia Editorial, 1999.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

TÜRCKE, C. Hyperaktive! Kritik der Aufmerksamkeits Defizit Kultur. München: Verlag C. H. Beck, 2012.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

ZUIN, A. A. S. A Cultura Digital, o Professor-Criança e o Aluno-Adulto. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 329–339, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3678. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3678. Acesso em: 18 maio. 2024.