O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)

Autores

  • Oreste PRETI orestepreti@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Katia Morosov ALONSO katia.ufmt@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v25i59/1.3677


Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.

Resumo

Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.

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Biografia do Autor

  • Oreste PRETI, Universidade Federal de Mato Grosso
    Professor Colaborador na Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Mato Grosso e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT .
  • Katia Morosov ALONSO
    Doutora em Educação - UNICAMP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Líder do grupo de pesquisa LêTECE – Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Email: <>.

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Publicado

2016-05-01

Como Citar

O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 312–327, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3677. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677. Acesso em: 25 mar. 2025.