O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
DOI:
10.29286/rep.v25i59/1.3677Palavras-chave:
Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.Resumo
Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.
Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.
Downloads
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, Abril/2002.
BERALDO, T. L. Caminhos do curso de pedagogia na modalidade parcelada: percalços e avanços de uma experiência desenvolvida pela UFMT no interior de Mato Grosso. Tese. (Doutorado
em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. 5. ed. S. Paulo: Paz e Terra, 2000.
COUTO, Mia. A confissão da leoa. Maputo, Moçambique: Sociedade Editorial Ndjira, 2012.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. S. Paulo: Paz e Terra, 1994.
GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. 8. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1972.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Programa Interinstitucional de Qualificação Docente. Cuiabá: SEDUC, 1998.
PRETI, Oreste. A pesquisa no processo formativo “a distância” de professoras da rede pública de Mato Grosso. Cadernos de Educação, v. 7, n. 1. Cuiabá: EdUNIC, 2003. p. 27-52.
SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. 2. ed. S. Paulo: Cortez, 2001.