Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
DOI:
10.29286/rep.v25i59/1.3674Palavras-chave:
Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.Resumo
Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.
Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.
Downloads
Referências
AMARO, L. S. M. O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância: caminhos para a aprendizagem cooperativa. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A.; MENEZES, C. S. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA
NA EDUCAÇÃO, 16., 2005, Juiz de Fora, Anais...Juiz de Fora, [s.n], 2005. p. 362-372.
______.Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Editora Ricardo Lenz, 2007.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e Aprendizagem no Século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Ed.). Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
DOLLE, J. Princípios para uma pedagogia científica. Porto Alegre: Ed. Penso, 2011.
FAGUNDES, L.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Brasília, DF: SEED/MEC, 1999.Coleção Informática para a Mudança na Educação.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
KERCKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MICHELS, A. B. Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância: uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre, 2014.
NEVADO, R.; DALPIAZ, M.; MENEZES, C. Arquitetura pedagógica para construção colaborativa de conceituações. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 15, CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 30., 2009, Bento Gonçalves. Anais…
Bento Gonçalves: WIE, 2009, v. 1. p. 1653-1662.
NEVADO, R.; MENEZES, C.; VIEIRA JÚNIOR, R. Debate de Teses – Uma Arquitetura Pedagógica. In: SBIE, 22.-WIE, 17., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: WIE, 2011.p. 820-829.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
______. A equilibração das estruturas cognitivas. Problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
Interação e mediação no contexto das arquiteturas
pedagógicas para a aprendizagem em rede
SANTOS, V. Ágora Digital - O cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. São Paulo: Paco Editorial, 2013.