Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede

Autores

  • Rosane ARAGÓN rosane.aragon@ufrgs.br
    Faculdade de Educação (FACED/UFRGS).

DOI:

10.29286/rep.v25i59/1.3674

Palavras-chave:

Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.

Resumo

Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.

Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane ARAGÓN, Faculdade de Educação (FACED/UFRGS).

Doutora em Informática na Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS). Docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Endereço: Av. Paulo Gama, s/n – Prédio 12201- Porto Alegre- RS. CEP 90046-900. Tel.: (51) 33083425.


Referências

AMARO, L. S. M. O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância: caminhos para a aprendizagem cooperativa. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A.; MENEZES, C. S. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA

NA EDUCAÇÃO, 16., 2005, Juiz de Fora, Anais...Juiz de Fora, [s.n], 2005. p. 362-372.

______.Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Editora Ricardo Lenz, 2007.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e Aprendizagem no Século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Ed.). Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

DOLLE, J. Princípios para uma pedagogia científica. Porto Alegre: Ed. Penso, 2011.

FAGUNDES, L.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Brasília, DF: SEED/MEC, 1999.Coleção Informática para a Mudança na Educação.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

KERCKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MICHELS, A. B. Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância: uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Alegre, 2014.

NEVADO, R.; DALPIAZ, M.; MENEZES, C. Arquitetura pedagógica para construção colaborativa de conceituações. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 15, CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 30., 2009, Bento Gonçalves. Anais…

Bento Gonçalves: WIE, 2009, v. 1. p. 1653-1662.

NEVADO, R.; MENEZES, C.; VIEIRA JÚNIOR, R. Debate de Teses – Uma Arquitetura Pedagógica. In: SBIE, 22.-WIE, 17., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: WIE, 2011.p. 820-829.

PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

______. A equilibração das estruturas cognitivas. Problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

Interação e mediação no contexto das arquiteturas

pedagógicas para a aprendizagem em rede

SANTOS, V. Ágora Digital - O cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. São Paulo: Paco Editorial, 2013.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

ARAGÓN, R. Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 261–275, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674. Acesso em: 23 abr. 2024.