Uma prática de pesquisa participante: análise da dimensão social, política e pedagógica

Autores

DOI:

10.29286/rep.v20i44.319

Palavras-chave:

Pesquisa participante. Prática social. Prática política. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo reflete sobre o processo de pesquisa realizado junto a uma ONG da cidade de Curitiba (Paraná - Brasil) com atuação em diversos projetos sociais e educativos. Apresenta-se o caminho metodológico de pesquisa de caráter participativo, juntamente com alguns resultados imediatos, de acordo com os objetivos de formação dos sujeitos envolvidos e da avaliação institucional. A partir dessa exposição, analisa-se a pesquisa como uma prática social, enquanto participa na construção de significados e sentidos; uma prática política, porque a produção de conhecimento implica decisões de caráter ético-político; uma prática pedagógica promotora de relações inseridas no ensinar-aprender a sermos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo R. Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Linha de Pesquisa: Educação, desenvolvimento e tecnologias. Grupo de Pesquisa: Mediação Pedagógica e Cidadania.End. profissional: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei. CEP 93.022-000 São Leopoldo-RS, Brasil

Telmo Adams, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Linha de Pesquisa: Educação, desenvolvimento e tecnologias. Grupo de Pesquisa: Mediação Pedagógica e Cidadania. Endereço: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei. CEP 93.022-000 São Leopoldo-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

STRECK, D. R.; ADAMS, T. Uma prática de pesquisa participante: análise da dimensão social, política e pedagógica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 481–497, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.319. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/319. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania