A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas

Autores

  • Acácio Alexandre Pagan silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe (UFS) http://www.ufs.br/
  • Charbel EL-HANI silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Nélio Bizzo silva.dioneia@gmail.com
    Universidade de São Paulo (USP). http://www5.usp.br/

DOI:

10.29286/rep.v20i44.317

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo.

Resumo

Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácio Alexandre Pagan, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação, pesquisador, Departamento de Biociências e Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana, Sergipe. Trabalho desenvolvido com bolsa do CNPq.

Charbel EL-HANI, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Educação, co-orientador, Instituto de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nélio Bizzo, Universidade de São Paulo (USP).

Livre-Docente, orientador, Departamento de Metodologia Comparada e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

PAGAN, A. A.; EL-HANI, C.; BIZZO, N. A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 445–461, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.317. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317. Acesso em: 27 abr. 2024.