Uma experiência interdisciplinar na Amazônia

Autores

  • Josefina KALHIL josefinabk@gmail.com
    Universidade do Estado do Amazonas e REAMEC/UFMT
  • Eduardo Alberto SEGURA eduardozambar@hotmail.com
    Universidade Nilton Lins/ REAMEC/UFMT

DOI:

10.29286/rep.v26i63.3150

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.

Resumo

O objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.

Downloads

Biografia do Autor

Josefina KALHIL, Universidade do Estado do Amazonas e REAMEC/UFMT

Doutora em Educação em Ciências e professora do programa de Mestrado da Universidade do Estado do Amazonas e professora do Programa da REAMEC/UFMT

Eduardo Alberto SEGURA, Universidade Nilton Lins/ REAMEC/UFMT

Doutorando da REAMEC/UFMT e professor da Universidade Nilton Lins

Referências

BRASIL. PDE/Prova Brasil. Ensino fun¬damental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB/INEP, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Idéias, São Paulo, n. 8, p. 44-58, 1990.

GONZAGA, Amarildo Menezes et al. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba: CRV, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 45-76.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Entre o escrito e o vivido. In: ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de; LIMA, Maria Socorro Lucena; SILVA, Silvina Pimentel (Orgs.). Dialogando com a escola. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002, p. 15-20.

MIGLIO, Marnice. Protótipo para avaliação diagnóstica escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Manaus, 2011.

MORIN, André; GADOUA, Gilles; POTVIN, Gérard. Saber, ciência, ação. São Paulo: Cortez, 2007.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A formação e a prática do professor em face da crise atual dos paradigmas educacionais. Ciência & Opinião, Curitiba, v. 1, n. 2/4, p. 15-31, jul. 2003/dez. 2004.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-09-02

Como Citar

KALHIL, J.; SEGURA, E. A. Uma experiência interdisciplinar na Amazônia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 927–948, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.3150. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3150. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática