Os dados do Saresp entre 2008 e 2014 e os usos desses resultados pela SEESP

Autores

  • Hilda Maria Gonçalves da SILVA hilda_gs@yahoo.com.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

10.29286/rep.v26i63.3014

Palavras-chave:

Saresp. Implicações da Avaliação. Desempenho Escolar.

Resumo

Este trabalho analisou os dados do Saresp, atinentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no intervalo entre os anos de 2008 e 2014. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise documental dos dados referentes às avaliações aplicadas pelo Saresp, bem como de alguns dos documentos da SEESP sobre o assunto. A partir de análise observa-se no discurso oficial uma negligência em construir um quadro mais realista acerca do desempenho dos estudantes, a qual prejudica o potencial dessa avaliação de auxiliar as tomadas de decisão referentes aos programas educacionais e ao monitoramento da qualidade.

Palavras-chave: Saresp. Implicações da Avaliação. Desempenho Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves da SILVA, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Educação Escolar, docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos Cursos de pós-graduação em Serviço Social e em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp câmpus de Franca-São Paulo.

e-mail: hilda_gs@yahoo.com.br. Rua Eufrásia Monteiro Petraglia, nº 900, Jardim Dr. Antônio Petraglia, CEP: 14.409.160. Franca-SP.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: regulação e emancipação para uma Sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA, Maria Elena. Aportes de las Ciencias del Lenguaje para la Consideración de la Calidad em Educación y su evaluación. Revista Iberoamericana de Educacion, Evaluación de la calidad de la educación, Madri, n. 10. abr. 1996.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de; FINI, Maria Inês. Uma renovação

curricular muito além do currículo. Cadernos Cenpec, São Paulo. v. 3, nº 5, 2008.

DAVID, C. M. Currículo de história: mudanças e persistências: a proposta

curricular do estado de São Paulo/2008. 2010. (Tese de Livre Docência em Educação e Sociedade) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2010.

DIAS SOBRINHO, José, Avaliação, Políticas Educacionais e Reformas da

Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2003.

FRANCO, Creso, (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto

Alegre: Artmed, 2001.

FINI, Maria Inês. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo. In:

Encontro de dirigentes regionais, supervisores de ensino e diretores de escola COGSP, janeiro de 2008. Disponível em <http://www.rededosaber.sp.gov.

br/portais/Portals/18/arquivos/Apres_PropCurricular_SupDiretores_230108_COGSPCEI_Completa2.pdf (2008)>. Acesso em: 28 jul. 2015.

LÜDKE, Menga. Evoluções em Avaliação. In: FRANCO, Creso, (Org.).

Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SÃO PAULO (Estado). SEESP/Saresp: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de SP. Consulta aos resultados desde 2002: Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/consulta-saresp.html>. Acesso em: 282017.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo: recursos digitais

articulados com o currículo do estado de São Paulo, 2015a. Disponível em: <http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em: 3 set.2015.

SÃO PAULO (Estado). Secretária de Educação. Avaliação de Aprendizagem em Processo, 2015b. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/avaliacaoaprendizagem/>

Acesso em: 12 mar. 2015.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº27 de 29/03/1996. Dispõe sobre o

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, 1996. Disponível em: <http://lise.edunet.sp.gov.br/paglei/resolucoes/27_1996.htm>.

Acesso em: 14 abr. 2004.

SOUSA, Sandra Zakia L.; LOPES, Valéria Virgínia. Avaliação nas políticas

educacionais atuais reitera desigualdades. Revista Adusp, São Paulo, Dossiê Educação, p. 53-59, jan. 2010.

_______. Avaliação e Gestão da Educação Básica. In: DOURADO, Luiz.

Políticas e Gestão da Educação no Brasil: novos marcos regulatórios? São

Paulo: Xamã, 2009.

______. Avaliação e carreira do magistério: avaliar o mérito? Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 2; n. 2-3. p. 81-93. jan./dez. 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-02

Como Citar

SILVA, H. M. G. da. Os dados do Saresp entre 2008 e 2014 e os usos desses resultados pela SEESP. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 801–816, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.3014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3014. Acesso em: 2 maio. 2024.