Os dados do Saresp entre 2008 e 2014 e os usos desses resultados pela SEESP

Autores

  • Hilda Maria Gonçalves da SILVA hilda_gs@yahoo.com.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v26i63.3014


Palavras-chave:

Saresp. Implicações da Avaliação. Desempenho Escolar.

Resumo

Este trabalho analisou os dados do Saresp, atinentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no intervalo entre os anos de 2008 e 2014. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise documental dos dados referentes às avaliações aplicadas pelo Saresp, bem como de alguns dos documentos da SEESP sobre o assunto. A partir de análise observa-se no discurso oficial uma negligência em construir um quadro mais realista acerca do desempenho dos estudantes, a qual prejudica o potencial dessa avaliação de auxiliar as tomadas de decisão referentes aos programas educacionais e ao monitoramento da qualidade.

Palavras-chave: Saresp. Implicações da Avaliação. Desempenho Escolar.

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Biografia do Autor

  • Hilda Maria Gonçalves da SILVA, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutora em Educação Escolar, docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos Cursos de pós-graduação em Serviço Social e em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp câmpus de Franca-São Paulo.

    e-mail: hilda_gs@yahoo.com.br. Rua Eufrásia Monteiro Petraglia, nº 900, Jardim Dr. Antônio Petraglia, CEP: 14.409.160. Franca-SP.

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

Os dados do Saresp entre 2008 e 2014 e os usos desses resultados pela SEESP. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 801–816, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.3014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3014. Acesso em: 11 abr. 2025.