Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares: implicações da educacionalização do social

Autores

  • Kamila LOCKMANN kamila.furg@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Clarice Salete TRAVERSINI clarice.traversini@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

10.29286/rep.v26i63.2926

Palavras-chave:

Alargamento das Funções da Escola. Reconfiguração do Conhecimento Escolar. Educacionalização do Social.

Resumo

ResumoEste texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social.

Palavras-chave: Alargamento das Funções da Escola. Reconfiguração do Conhecimento Escolar. Educacionalização do Social.

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Biografia do Autor

Kamila LOCKMANN, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Sul - UFRGS. Professora do Instituto de Educação e do Programa de Póa-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Clarice Salete TRAVERSINI, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de póa-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

LOCKMANN, K.; TRAVERSINI, C. S. Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares: implicações da educacionalização do social. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 817–835, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.2926. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2926. Acesso em: 3 dez. 2024.