Materialidades educam? Representações de professoras aposentadas de escolas públicas primárias (Santa Catarina, 1940-1970)
DOI:
10.29286/rep.v26i63.2626Palavras-chave:
Memória Docente. Meritocracia. Cultura Material Escolar.Resumo
Para investigar representações sobre um ofício de aluno que colaboram para legitimar um ideal meritocrático na escola foram mobilizados dois conjuntos de fontes: a) respostas de professoras que atuaram no ensino primário catarinense entre os anos de 1940 e 1970; e b) documentos que registram rotinas do cotidiano escolar. O apoio teórico sustenta-se em trabalhos de Pierre Bourdieu, Denice Catani e Ione Ribeiro Valle. São destacados artefatos que materializam expedientes escolares, por entender que eles educam, seja pela falta, seja pelas prescrições que estabelecem como devem ser usados e, com isso, trazem indicativos de como podem servir para ensinar.
Palavras-chave: Memória Docente. Meritocracia. Cultura Material Escolar.
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Referências
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