Materialidades educam? Representações de professoras aposentadas de escolas públicas primárias (Santa Catarina, 1940-1970)

Autores

  • Ana Paula de Souza KINCHESCKI anapaulakin@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Vera Lucia Gaspar da SILVA vera.gaspar.udesc@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ione Ribeiro VALLE ione.valle@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

10.29286/rep.v26i63.2626

Palavras-chave:

Memória Docente. Meritocracia. Cultura Material Escolar.

Resumo

Para investigar representações sobre um ofício de aluno que colaboram para legitimar um ideal meritocrático na escola foram mobilizados dois conjuntos de fontes: a) respostas de professoras que atuaram no ensino primário catarinense entre os anos de 1940 e 1970; e b) documentos que registram rotinas do cotidiano escolar. O apoio teórico sustenta-se em trabalhos de Pierre Bourdieu, Denice Catani e Ione Ribeiro Valle. São destacados artefatos que materializam expedientes escolares, por entender que eles educam, seja pela falta, seja pelas prescrições que estabelecem como devem ser usados e, com isso, trazem indicativos de como podem servir para ensinar.

Palavras-chave: Memória Docente. Meritocracia. Cultura Material Escolar.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Souza KINCHESCKI, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UDESC) - linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Integrante do projeto de pesquisa “Objetos em Viagem: Provimento material da escola primária em países ibero-americanos (1870 – 1920)" (UDESC / CNPq / CAPES / FAPESC), e do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares (UDESC / CNPq / CAPES / FAPESC). Bolsista FAPESC/CAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Vera Lucia Gaspar da SILVA, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação: História da Educação e Historiografia pela Universidade de São Paulo (2004) com doutorado sandwich na Universidade de Lisboa e pós-doutorado em História da Educação realizado na Universidade de São Paulo com inserções internacionais: Argentina, Uruguai e Espanha (bolsa CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Objetos em Viagem: Discursos pedagógicos acerca do provimento material da escola primária em países ibero-americanos (1870 – 1920) (UDESC / CNPq / CAPES / FAPESC). Atualmente é vice-líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares, vice-coordenadora do PPGE / UDESC e editora da Revista Linhas (PPGE / UDESC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Ione Ribeiro VALLE, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V (2001) e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2013-2014). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Coordenadora do projeto de pesquisa: "Memória Docente e Justiça Escolar: Os movimentos de escolarização e de profissionalização do magistério em Santa Catarina" (UFSC/CNPq).

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

KINCHESCKI, A. P. de S.; SILVA, V. L. G. da; VALLE, I. R. Materialidades educam? Representações de professoras aposentadas de escolas públicas primárias (Santa Catarina, 1940-1970). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 857–875, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.2626. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2626. Acesso em: 3 dez. 2024.