Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão

Autores

  • Márcia Regina ONOFRE mareonf@yahoo.com.br
    Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Cleonice Maria TOMAZZETTI cleoufscar@gmail.com
    UFSCAR
  • Andressa MARTINS martinsandressa27@yahoo.com.br
    Doutoranda e

DOI:

10.29286/rep.v26i63.2470

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.

Resumo

O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina ONOFRE, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

A docente é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora do PIBID Pedagogia EaD/UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, profissionais do ensino fundamental I e educação a distancia.

Cleonice Maria TOMAZZETTI, UFSCAR

Dra em Educação, líder do GIECEI/UFSM

Andressa MARTINS, Doutoranda e

Doutoranda em Educação PPGE/UFSCAR

Referências

ARAUJO, R. M. Bonifácio de. A formação de professores para a Educação

Infantil: novos olhares. Revista de Educação Cogeime, São Paulo, ano 12, n. 27, p. 55-65, dez. 2005.

ASSIS, M. S. S. Professor de Educação Infantil: uma profissão em construção. In: PEREZ, M. C. A. Educação: políticas e práticas. São Carlos: Suprema, 2007. p. 62-73.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p.

BARRETO, E.; CAMPOS, T. M.; LEITE, S. A formação dos educadores em

serviço: a parceria universidade e SEE. Encontro Anual de educadores paulistas, Serra Negra,1996. (Vídeo).

BARROSO, J. Formação, projecto e desenvolvimento organizacional. In:

CANÁRIO, R. (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, 2003. p. 61-78.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto, 2010. 336 p.

KISHIMOTO, T. M. Política de formação profissional para a Educação Infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação e Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 61-75, dez. 1999.

______. Pedagogia e a formação de professores(as) de Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 3 (48), set./dez. 2005.

KRAMER, S. Currículo de Educação Infantil e a formação dos profissionais

de creche e pré-escola: questões teóricas e polêmicas. In: Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p. 16-31.

KUHLMANN JR., M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In. PRIORE, M. D. (Org.).

BUSSANEZI, C, (Coordenadora de textos). História das mulheres no Brasil. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M, E. D.A. Pesquisa em Educação: abordagens

qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.; GUARNIERI, M. R. (Org.). Pesquisa com

professores no início da escolarização. Araraquara: Junqueira & Marin, 2009. 267 p.

MARTINS, A. O. Que saberes anunciam profissionais da Educação Infantil? Um estudo em contexto de uma formação in lócus. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In:

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote,

______.Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.

ONOFRE, M. R. VEREDAS: descortinando os caminhos, políticas e práticas das profissionais que atuam com crianças de 0 a 3 anos em uma instituição de Educação Infantil de São Carlos/ SP. Projeto de Atividade de Extensão. Universidade Federal de São Carlos, Departamento de teorias e práticas pedagógicas. 2012, 9 p.

OSTETTO, L. Ser professor de Educação Infantil entre busca além dos hábitos de pensar e fazer. In: PINTO, S. Z. (Org.). Formação de Educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.15-34.

PINAZZA, M. A. Formação de profissionais de Educação Infantil em

contextos integrados: informes de uma investigação-ação. 2014. 408 p. Tese (Livre docência)– Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo:Atlas, 2007.

ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. S. (Org.). Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. P. 11-46.

SELTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder/EDUSP, 1965.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, Cedes/Unicamp, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez/ 2000.

VILELA, M, C. S. A necessidade de formação específica dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Revista científica eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale. Avaré/SP, Ano III, n. 5, out. 2010.

Downloads

Publicado

2017-09-02

Como Citar

ONOFRE, M. R.; TOMAZZETTI, C. M.; MARTINS, A. Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 729–751, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.2470. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores