Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão

Autores

  • Márcia Regina ONOFRE mareonf@yahoo.com.br
    Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Cleonice Maria TOMAZZETTI cleoufscar@gmail.com
    UFSCAR
  • Andressa MARTINS martinsandressa27@yahoo.com.br
    Doutoranda e

DOI:

10.29286/rep.v26i63.2470

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.

Resumo

O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.

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Biografia do Autor

Márcia Regina ONOFRE, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

A docente é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora do PIBID Pedagogia EaD/UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, profissionais do ensino fundamental I e educação a distancia.

Cleonice Maria TOMAZZETTI, UFSCAR

Dra em Educação, líder do GIECEI/UFSM

Andressa MARTINS, Doutoranda e

Doutoranda em Educação PPGE/UFSCAR

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

ONOFRE, M. R.; TOMAZZETTI, C. M.; MARTINS, A. Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 729–751, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.2470. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores