Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
DOI:
10.29286/rep.v26i63.2325Palavras-chave:
Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.Resumo
ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.Downloads
Referências
ALLAIN, L. R. Ser professor: o papel dos dilemas na construção da identidade profissional. São Paulo: Annablume, Belo Horizonte: FUMEC, 2005. 150 p.
ARAÚJO, M. S. Análise de interações professor-aluno com ênfase na afetividade em sulas de Física no contexto da Educação Básica. 2012. 116 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2012.
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 251 p.
ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS. v.1, n. 3, 2011. p. 36-50.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. Portugal: Editora Loyola. Mar., 2010. 281 p.
BOGDAN, R. C.; BILKEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, LDA, 1994. 336 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei (9394/96). Apresentação de Carlos Roberto Jamil Cury. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.
CATANI, D. B.; BUENO, B. A. O.; SOUSA, C. P. de. "O amor dos começos": por uma história das relações com a escola. Cad. Pesqui., São Paulo: nº 111, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>.
D’ÁVILA, C. M. Universidade e formação de professores: qual o peso da formação inicial sobre a construção da identidade profissional docente? In: NASCIMENTO, A.D., e HETKOWSKI, T.M., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310 p.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2ª ed. Portugal: Porto Editora, LDA; 2007, p. 31-46.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99 p.
MALDANER, O. A. Formação de professores, pesquisa e atuação. In: A formação inicial e continuada de professores de Química professor/pesquisador. 3ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. p. 41-92.
NÓVOA, A. Fala, Mestre! Entrevista a Beatriz Vichessi e Gabi Portilho. Revista Nova Escola. São Paulo: outubro de 2012.
PASSOS, C. M. B. Identidade docente na universidade: um processo em construção. Anais do II Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2002. Disponível em: www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged /arquivos/files/eventos/evento2002 /GT.12 /GT12_5_2002.pdf
PEREIRA, M. S. A importância da boa formação do professor. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Campo Largo: v. 6, n. 1, junho de 2007. Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index/reped
SANTOS, E. M.; ALLAIN, L. R.; Ser professora: escolha, vocação ou falta de opção? Revista Extra-Classe. v. 2, n. 2, jul./dez. 2009, p. 106-127.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 325 p.
WENZEL, J. S.; ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. A constituição do professor pesquisador pela apropriação dos instrumentos culturais do fazer pesquisa. In_______. ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. (org.) Formação superior em Química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. Injuí: Ed. Unijuí, 2010, p. 67-91.