Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos

Autores

  • Kênia Hilda MOREIRA keniahildamoreira@yahoo.com.br
    UFGD

DOI:

10.29286/rep.v26i63.2266

Palavras-chave:

Pesquisas. História da Educação. Livro didático.

Resumo

O objetivo do texto é apresentar um balanço das pesquisas em História da Educação que tiveram como objeto de análise o livro didático. Como fonte de busca são utilizadas as bibliografias apresentadas pelos projetos Livros Escolares e Manuales Escolares, o Banco de Teses da Capes e Anais de congressos e revistas de história da educação. O balanço está dividido em uma análise quanti e qualitativa. Na parte quantitativa destaca-se número de trabalhos, período, recorrência de autores, instituições de pesquisa, etc. Na parte qualitativa centra-se na análise do conteúdo das investigações, enfatizando os temas emergentes, os métodos, os referenciais teóricos e a temporalidade.

Palavras-chave: Pesquisas. História da Educação. Livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênia Hilda MOREIRA, UFGD

Professora de história da educação no curso de pedagogia e no programa de pós-graduaçao da faculdade de educaçao da Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

ALMEIDA FILHO, O. J. de. Historiografia, história da educação e pesquisas sobre o livro didático no Brasil. Revista Saberes Interdisciplinares, São Paulo, n.1 v.1, p. 17-45, 2007.

ANJOS, J. J. T. dos. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.281-298, jan./jun., 2013.

BATISTA, A. A. G. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2004.

BITTENCOURT, C. M. F. Disciplinas escolares: História e pesquisa. In: Oliveira, et al. (Orgs.) História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

______. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, set./dez. p. 475-491, 2004.

______. Livro didático e saber escolar, 1810-1910. São Paulo: Autêntica, 2008.

BOTO, C. Aprender a ler entre cartilhas: civilidade, civilização e civismo pelas lentes do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, 30 (3), p. 493-511, 2004.

BRAGHINI, K. Z. A Editora do Brasil S/A nos anos 1960-1970: A consolidação de

uma editora brasileira no mercado didático e o ensino de educação moral e cívica. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, vol. 12, n. 3 [30], p. 153-178, 2012.

CARPENTIER, C. (2010). Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, vol. 10, n. 1 [22], p. 113-139.

CATANI, D. B.; FARIA FILHO, L. M. de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação na anped (1985-2000), RBDE, São Paulo, n.19, jan./fev./mar./abr., 2002.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, R. (Org.). Práticas de Leitura. Trad. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

CHERVEL, A. Historia de las disciplinas escolares. Reflexiones sobre un campo de investigación. Revista de Educación, Madri-ES, n. 295, p. 59-111., 1991.

______. La culture scolaire. Un approche historique. Paris: Belin, 1998.

CHOPPIN, A. Los manuales escolares de ayer a hoy: el ejemplo de Francia. Historia de la Educación. Revista Interuniversitaria, Salamanca, n. 19, p. 13-37, 2000.

______. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, set./dez., p. 549-566, 2004.

______. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. História da Educação, Pelotas-RS, vol. 13, n. 27, pp. 9-75, 2009.

COLLADOS C. E. El concepto de dibujo y su práctica en los libros de texto de educación primaria publicados en España en el periodo comprendido entre 1915-1990. Historia de la Educación, Revista Interuniversitaria, Salamanca, n. 27, pp. 323-346, 2008.

CORRÊA, R. L. T. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Caderno cedes, Campinas, n. 52, v. 20, 2000.

DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

FARIA FILHO, L. M.; et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação dá história da educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./ abr., 2004.

FEIJÓ, M. As adaptações dos clássicos para crianças na primeira metade do século XX e a nacionalização do livro escolar no Brasil. In Abreu, M. & Schapochnik, N. Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas; São Paulo: Mercado das Letras, Associação de Leitores do Brasil; FAPESP, 2005.

FERNANDES, A. T. de C. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, 30 (3), pp.531-545, 2004.

FERNANDES, R.; FELGUEIRAS, M. L. Opções pedagógicas e selecção de manuais escolares na região do Porto (sécs. XIX-XX), In: Menezes, M. C. (org.): Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FILGUEIRAS, J. M. As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940. Revista Brasileira de História da Educação, vol. 13, n. 2 [31], p. 159-192, 2012.

FRADE, I. C. A. da S. As configurações gráficas de livros brasileiros e franceses para ensino da leitura e seus possíveis efeitos no uso dos impressos (séculos XIX e XX), Revista Brasileira de História da Educação, vol. 12, n. 2 [29], pp. 171-208, 2012.

GALVÃO, A. M. DE O.; BATISTA, . A. G. Manuais escolares e pesquisa em História. In. Veiga, Cintia. C.; Fonseca, Thais. N. de L. e (Org.). História e historiografia da Educação no Brasil Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GARCÍA, M. L. Organismos estatales de selección y control de manuales escolares. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, n. 19 – jan/abr., pp. 11-46, 2009.

GASPARELLO, A. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

______. A produção de uma disciplina escolar: os profesores/autores e seus livros didáticos. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá-PR, v. 13, n. 13(33), p. 147-177, 2013.

GATTI JR., D. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru: Edusc; Uberlândia: Edufu, 2004.

______. Entre políticas de Estado e práticas escolares: uma história do livro didático no Brasil. In: Stephanou, M.; Bastos, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 379-400

GOMES, M. L. M. História da matemática e positivismo nos livros didáticos de Aarão Reis. Revista Brasileira de História da Educação, n. 18, set/dez., p. 69-94, 2008.

______. Lições de coisas: apontamentos acerca da geometria no manual de Norman Allison Calkins (Brasil, final do século XIX e início do XX). Revista Brasileira de História da Educação, vol. 11, n. 2 [26], p. 53-80, 2011.

GOMES, M. M. Livros didáticos como fontes históricas para a compreensão de conhecimentos ecológicos na disciplina escolar ciências. In. CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. de, (2005). Tendências e perspectivas em história comparada no campo da educação. Cadernos de História da Educação, n. 4, jan./dez., 2005.

GOODSON, I. F. Currículo. Teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

HÉBRARD, J. Os livros escolares da Bibliothèque Bleue: arcaísmo ou modernidade?. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, n. 4 jul/dez, p. 9-46, 2002.

HOLANDA, G. de. Um quarto de século de programas e compêndios de História para o ensino secundário brasileiro (1931-1956). Rio de Janeiro: MEC/INEP, 1957.

JULIA, D. La culture scolaire comme objet historique. In A. Nóvoa, M.Depaepe, & E. V. Johanningmeier (Eds.). The colonial experience in education. Historical issues and perspectives. Paedagogica Historica, supplementary series, Vol. I, p. 353-382, 1995.

______. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n. 1. jan.-jun., p. 9-43, 2001.

JOHNSEN, E. B. Livros de texto em calidoscópio. Barcelona, Pomares, Corredor, 1996.

LE GOFF, J. História. In: História e Memória. 5. ed. Campinas, SP: Editora da unicamp,. p. 17-171, 2003.

MICHEL, I. Aspects of textbooks research. Paradigm, 2, march 1990.

MOREIRA, K. H. Pesquisa em história da educação: localização e seleção de livros didáticos de história republicanos (1889 a 2008). CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5. Aracaju, 2008, Anais... Aracaju: UFS, 2008.

______. Pesquisa em História da Educação: Localização e seleção de livros didáticos de História republicanos (1889 a 2008). In: Libania Xavier; Elomar Tambara; Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (Orgs.). (Org.). História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitoria: Editora UFES / SBHE, , 2011.

______.; SILVA, M. Um inventário: o livro didático de história em pesquisas (1980 a 2005). São Paulo, Ed. da Unesp, 2011.

______. Livros didáticos como fonte de pesquisa: um mapeamento da produção acadêmica em História da Educação. Revista Educação e Fronteiras, Dourados-MS, v. 2, pp. 129-142, 2012.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.

______. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In: Fretas, M. C. de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998, p. 271-296.

______. Não podemos fazer escolas sem livros: livro didático segundo Anísio Teixeira. In: SMOLKA, A. L. B.; MENEZES, M. C. (Org.). Anísio Teixeira, 1900-2000, 2000, 2000.

______. Brasil. In. OSSENBACH SAUTER, G.; SOMOZA, M. R. Los manuales escolares como fuente para la historia de la educación en América Latina. Madrid: Ediciones, UNED, 2001.

______. Livro didático: produção e leituras. In: ABREU, M. Leitura, História e História da leitura. Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitores do Brasil; FAPESP, pp. 577-594, 2002.

______. Investigações acerca dos livros escolares no Brasil: das ideias à materialidade. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 6. 2003, México, San Luis Potosí, Anais.... San Luis Potosí, 2003.

______. Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção. Educação e Pesquisa, São Paulo, 30 (3), pp. 513-529, 2004.

______. Devem os livros didáticos de história ser condenados?. In: ROCHA, H; MAGALHÃES, M.; CONTIJO, R. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, v. 1, , 2009, p. 281-292.

______. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, vol. 12, n. 3 [30], p. 179-197, 2012.

OLIVEIRA, Â. M. de. Patriotismo e trabalho: um breve estudo do livro didático na Era Vargas. In IOKOI. Z. M. G. História e linguagem. São Paulo: Humanitas, FELCH/USP, p. 139-152, 2002.

OSSENBACH SAUTER, G.; SOMOZA, M. R. Los manuales escolares como fuente para la historia de la educación en América Latina. Madrid: Ediciones UNED, 2001.

PIROLA, A. L. B. Livros didáticos no século XIX: fontes para a história da educação no Espírito Santo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. O ensino e a pesquisa em história da educação. 5. 2008, Aracaju, Anais... Aracaju: UFS, 2008.

PUELLES BEBÍTEZ, M de. Estudio preliminar: política, legislación y manuales escolares (1812-1939). In. VILLALAIN BENITO, J. L. Manuales escolares en España, Tomo I. Madrid, UNED, 2007.

ROCHA, C. A. O livro didático como fonte fundamental de pesquisa para a investigação do discurso eugênico na educação (1946-1970). Congresso Brasileiro de História da Educação. 5. 2008, Aracaju, Anais.... Aracaju: UFS, 2008.

SCHARAGRODSKY, P.; MANOLAKIS L. BARROSO R. La educación física argentina en los manuales y textos escolares (1880-1930), Sobre los ejercicios físicos o acerca de cómo configurar cuerpos útiles, productivos, obedientes, dóciles, sanos y racionales. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 5, p. 69-92, jan/jun, 2003.

SILVA, A. L. A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá-PR, v. 14, n. 1(24), p. 223-249, 2014.

SILVA, J. R. da. Livro didático como documento histórico: possibilidades, questões e limites de abordagem. Revista de Teoria da História, Goiânia, n. 5, jun. 2011.

SILVA, V. B. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, n. 6 – jul/dez, pp. 29-58, 2003.

______. Os manuais pedagógicos e seus prefácios como fontes para a história da profissão docente e do campo educacional (Brasil e Portugal, 1870-1970). CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5. 2008, Aracaju, Anais... Aracaju: UFS, 2008.

STEINDEL, G. E.; FELDMAN, D.; SILVA, K. K. da. Os desafios do livro didático como fonte de pesquisa, memória e história – em tempos da sociedade da informação. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 10, 2014, Curitiba-PR, Anais..., Curitiba, PUC-PR, 2014.

TAMBARA, E. & PERES, E. (Orgs.) Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX). Pelotas: Seiva, 2003.

______. Bosquejo de um ostensor do repertório de textos escolares utilizados no ensino primário e secundário no século XIX no Brasil. Pelotas-RS: Seiva, 2003.

TEIXEIRA, D. F.; SCHUELER, A. F. de (2009). Livros para a escola primária carioca no século XIX: produção, circulação e adoção de textos escolares de professores. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, vol. 9, n. 2 [20], pp. 137-164.

TIANA FERRER, A. (Org.). El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas. Madrid: UNED, 2000.

TRINDADE, I. M. F.(2004). A Cartilha maternal e algumas marcas de sua aculturação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, n. 7, jan/jun., p. 109-134.

VALDEMARIN, V. O manual didático “Práticas escolares”: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, n. 17 – mai/ago., pp. 13-40, 2008.

VIÑAO FRAGO, A. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá-PR, v. 8, n. 3 [18], pp. 173-214, 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-02

Como Citar

MOREIRA, K. H. Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 877–903, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.2266. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2266. Acesso em: 5 maio. 2024.