O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos

Autores

  • Fernanda Zanetti BECALLI nandazbn@gmail.com
    Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Inovação Tecnológica e Ciências (INTEC), cadastrado no CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Membro integrante e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Endereço: Rua Virgílio Macedo, 11, Santa Bárbara, Cariacica-ES. CEP: 29.145-017. Tel.: (27) 99893.8972.
  • Cleonara Maria SCHWARTZ cleonara@terra.com.br
    Professora Adjunta da UFES / Centro de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Rua Esméria Barros Deorce, 192, Jardim Camburi, Vitória-ES. CEP: 29.090-670. Tel.: (27) 3337.8831

DOI:

10.29286/rep.v24i55.2166

Palavras-chave:

Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.

Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.

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Biografia do Autor

Fernanda Zanetti BECALLI, Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Inovação Tecnológica e Ciências (INTEC), cadastrado no CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Membro integrante e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Endereço: Rua Virgílio Macedo, 11, Santa Bárbara, Cariacica-ES. CEP: 29.145-017. Tel.: (27) 99893.8972.

Doutora em Educação pela UFES com bolsa de Doutorado-Sanduíche na UERJ. Mestre em Educação pela UFES. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Inovação Tecnológica e Ciências (INTEC), cadastrado no CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Membro integrante e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Endereço: Rua Virgílio Macedo, 11, Santa Bárbara, Cariacica-ES. CEP: 29.145-017. Tel.: (27) 99893.8972.

Cleonara Maria SCHWARTZ, Professora Adjunta da UFES / Centro de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Rua Esméria Barros Deorce, 192, Jardim Camburi, Vitória-ES. CEP: 29.090-670. Tel.: (27) 3337.8831

Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta da UFES / Centro de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Rua Esméria Barros Deorce, 192, Jardim Camburi, Vitória-ES. CEP: 29.090-670. Tel.: (27) 3337.8831

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

BECALLI, F. Z.; SCHWARTZ, C. M. O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 13–32, 2014. DOI: 10.29286/rep.v24i55.2166. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores