O mapa social e a educação ambiental, diálogos de um mapeamento participativo no Pantanal, Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Regina SILVA rasbio@gmail.com
    UFMT
  • Michelle JABER-SILVA michellejaber@gmail.com
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v24i55.2105

Palavras-chave:

Educação ambiental, Mapa Social, Pantanal/Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta os caminhos percorridos para construção de uma metodologia de mapeamento participativo elaborada pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA)3 da UFMT. O Mapa Social busca registrar identidades, territórios e conflitos socioambientais vivenciados pelos grupos sociais por meio das autodenominações e autonarrativas. Torna-se um percurso dialógico importante para a educação ambiental, por evidenciar a relação intrínseca entre cultura-natureza, corroborando com entendimento que a perda de um implica no desaparecimento do outro. Entrelaçados ao percurso metodológico os resultados apresentam o mapeamento realizado no Pantanal Mato-grossense, especificamente, um exemplo de mapa social construído em/por uma comunidade Pantaneira.

 

Palavras-chave: Educação ambiental. Mapa Social. Pantanal/Brasil.

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Biografia do Autor

Regina SILVA, UFMT

Doutora em Ciências. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep: 78.060-900. Email: <rasbio@gmail.com>.

Michelle JABER-SILVA, UFMT

Doutora em Ciências. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep: 78.060-900. Email: <michellejaber@gmail.com>.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

SILVA, R.; JABER-SILVA, M. O mapa social e a educação ambiental, diálogos de um mapeamento participativo no Pantanal, Mato Grosso, Brasil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 201–221, 2014. DOI: 10.29286/rep.v24i55.2105. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2105. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território