NO ENCONTRO COM INDÍGENAS, O CAMINHO PARA A DESCOLONIZAÇÃO!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.17497


Palavras-chave:

Saberes Indígenas, Academia, Descolonização

Resumo

O texto tem como propósito discorrer sobre a minha trajetória na caminhada compartilhada com os povos indígenas, não só acadêmica, que tem provocado viradas epistemológicas e metodológicas no aparato monocultural, eurocêntrico e cartesiano, mas também na construção de minha identidade, colocando em agonia a minha branquitude produzida no contexto do colonialismo. Destaca a desconstrução contínua de conceitos da modernidade que hierarquizam saberes, culturas, ciências e leituras de mundo, e o desafio da academia de se apropriar dos conhecimentos indígenas e credenciá-los como conhecimentos universais, potencializando como possibilidade de provocar transformações de cunho político, epistêmico, social, ético e, consequentemente, pedagógico.

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Biografia do Autor

  • Adir Casaro NASCIMENTO, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1971), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco Programa de Pós- Graduação -mestrado e doutorado- em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e interculturalidade/CNPq. Membro da RED ESIAL Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina e participa da Catedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Membro da RED FEIAL (RED de Formadores en Educación e Interculturalidad en América Latina). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, povos indígenas, interculturalidade, formação de pesquisadores indígenas, formação de professores. Publicações em livros e periódicos sobre a temática Educação Escolar Indígena, em especial, e nas temáticas em que atua.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

NO ENCONTRO COM INDÍGENAS, O CAMINHO PARA A DESCOLONIZAÇÃO! . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 281–293, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17497. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17497. Acesso em: 22 mar. 2025.