NO ENCONTRO COM INDÍGENAS, O CAMINHO PARA A DESCOLONIZAÇÃO!

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17497

Palavras-chave:

Saberes Indígenas, Academia, Descolonização

Resumo

O texto tem como propósito discorrer sobre a minha trajetória na caminhada compartilhada com os povos indígenas, não só acadêmica, que tem provocado viradas epistemológicas e metodológicas no aparato monocultural, eurocêntrico e cartesiano, mas também na construção de minha identidade, colocando em agonia a minha branquitude produzida no contexto do colonialismo. Destaca a desconstrução contínua de conceitos da modernidade que hierarquizam saberes, culturas, ciências e leituras de mundo, e o desafio da academia de se apropriar dos conhecimentos indígenas e credenciá-los como conhecimentos universais, potencializando como possibilidade de provocar transformações de cunho político, epistêmico, social, ético e, consequentemente, pedagógico.

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Biografia do Autor

Adir Casaro NASCIMENTO, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1971), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco Programa de Pós- Graduação -mestrado e doutorado- em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e interculturalidade/CNPq. Membro da RED ESIAL Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina e participa da Catedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Membro da RED FEIAL (RED de Formadores en Educación e Interculturalidad en América Latina). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, povos indígenas, interculturalidade, formação de pesquisadores indígenas, formação de professores. Publicações em livros e periódicos sobre a temática Educação Escolar Indígena, em especial, e nas temáticas em que atua.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

NASCIMENTO, A. C. NO ENCONTRO COM INDÍGENAS, O CAMINHO PARA A DESCOLONIZAÇÃO! . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 281–293, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17497. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17497. Acesso em: 27 jun. 2024.