CURRÍCULOS-QUIMERA: O PROCESSO FORMATIVO QUE ATRAVESSA A PESQUISA E O EXERCÍCIO DE REINVENTAR, REINVENTANDO-SE

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Currículos-quimera, Cotidianos

Resumo

O objetivo do artigo é compreender a reconfiguração dos processos educativos forjados com os praticantes dos cotidianos em tempos de incertezas. Fundamenta-se nos Estudos Cotidianistas, sendo dispositivos acionados: redes sociais e uma oficina realizada no Seminário Temático envolvendo dois grupos de pesquisa de instituições inter-regionais brasileiras. Investiga-se práticas ciberculturais, percebendo-as como fenômenos pedagógicos inventivos – quimeras curriculares que reencantam o mundo a partir dos movimentos imprevisíveis nas Redes Educativas. Concluímos que as práticas na cibercultura, constituídas de provisoriedades e imperfeições, permitem reinventar aprendizagens e ensinos comunicacionais, assim como a criação de estéticas outras como processos de resistência de coletivos desviantes.

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Biografia do Autor

Leonardo Conceição GONÇALVES, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Mestre em Ensino na Educação Básica e Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Educação Física pela UERJ. Foi docente da Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD/UFG e do Instituto Federal Goiano. Atualmente é professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES RJ). É sócio efetivo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP). Também é Associado da Rede Pikler Brasil e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Além das experiências nas áreas da Educação na Cibercultura, Educação Especializada Bilíngue de Surdos e Aprendizagem-Ensino de Educação Física, atua nas pesquisas com os Cotidianos, articulando temas acerca dos currículos, redes educativas, imagens, sons e formação docente. Por fim, é membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EduCiber.

Rosemary dos SANTOS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber. Associada da ANPed e da AbdC Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Procientista (FAPERJ). Participante do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Tereza FERNANDES, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil (ingresso em 2006). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020-2021). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2016), com Doutoramento Sanduíche na Universidade Aberta (UAb), Portugal (2014-2015), bolsa Prodoutoral Docente Capes (2012-2013 e 2016) e bolsa Doutorado SWE CNPq-Ciência sem Fronteiras (2014-2015). Mestre em Educação pela UFMT (2004-2006). Especialista em Formação de Orientadores para EaD pela UFMT (2002) e em Psicopedagogia (2000). Licenciada em Pedagogia (1997). Atua na docência na graduação (presencial e EaD) nas áreas de Múltiplas Linguagens: Alfabetização, Letramentos e Literatura Infantil; Introdução a EaD, Seminários Temáticos, Práticas Pedagógicas e Ensino/Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso. Atuou no curso de Pedagogia Acordo Brasil-Japão nas disciplinas de Introdução a EaD, Múltiplas Linguagens e Estágio (2009-2012). Atua na docência no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, nas disciplinas de Pesquisa em Educação I e II, Seminário Avançado I e II, Pesquisa em Ciências da Educação e na Orientação a estudantes de Mestrado e Doutorado. Na Área de gestão acadêmica Coordenou polos de EaD 2000-2023; Seção de EaD/SETEC (2018/2029); Curso de Aperfeiçoamento EaD Internacional Brasil-Japão (2018); Curso de Graduação em Pedagogia EaD (2010-2012); Núcleo de EaD - NEAD (2018-2020); Seção Temática da Revista Pública de Educação da UFMT (2022-2023). Pesquisa nas temáticas: Cibercultura, Cultura Digital, EaD, Educação On-line, Tecnologias Digitais, Letramentos Digitais, Letramentos Literários, Multiletramentos Críticos e Ciberfeminismos Plurais. Participa dos Grupos de Pesquisa Lêtece-UFMT e GpDoc-UFRRJ, ambos no CNPq. Coordena projeto de pesquisa registrado na Propeq/UFMT/Grupo de estudos livres Quintas Ciberfeministas. Coordenou (pro tempore) o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMT (13/03/2023 a 12/04/2023). Coordenadora do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) gestão 2023-2025. 

Referências

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

GONÇALVES, L. C.; SANTOS, R. dos; FERNANDES, T. CURRÍCULOS-QUIMERA: O PROCESSO FORMATIVO QUE ATRAVESSA A PESQUISA E O EXERCÍCIO DE REINVENTAR, REINVENTANDO-SE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 256–280, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16645. Acesso em: 14 dez. 2024.