ANÁLISE DOS INDICADORES DE ÁLGEBRA NA PROVA SAEB DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.14172Palavras-chave:
Álgebra, Proficiência, Ensino fundamental, HabilidadesResumo
Esta pesquisa visa analisar os indicadores de aprendizagem do conteúdo de álgebra dos alunos do ensino fundamental. Para essa investigação, a análise será por meio de dados do relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019 (INEP, 2021) e do boletim de uma escola pública municipal. A problemática partiu da seguinte questão: O que revelam os dados sobre a aprendizagem dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental no que diz respeito ao nível de proficiência em álgebra, segundo o Saeb? A pesquisa é de natureza qualitativa e será realizada de acordo com os pressupostos teóricos de análise documental de Gil (2008). Os dados mostram uma deficiência na aprendizagem de álgebra dos estudantes que realizaram essa avaliação.
Downloads
Referências
ABREU, R. O processo de aprendizagem da Matemática na Educação Básica: raízes de suas dificuldades e mecanismos para sua superação. Cadernos do IME-Série Matemática, n. 16, 2004.
ANDRÉ, M.; PRINCEPE, L. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, p. 103-117, 2017.
BASSO, F. V. Uso dos resultados do Saeb/Prova Brasil na formulação de políticas educacionais estaduais. Dissertação (mestrado em administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Brasília. Brasília, 2017.
BONAMINO, A. A evolução do Saeb: desafios para o futuro. Em aberto, v. 29, n. 96, 2016.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2018.
CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HEINSFELD, B. D.; SILVA, M. P. R. N. As versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel das tecnologias digitais: conhecimento da técnica versus compreensão dos sentidos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 668-690, 2018.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.
INEP/MEC. Relatório SAEB. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. 248p.
KLEIN, R. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, p. 229-249, 2019.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005.
MAGINA, S.; OLIVEIRA, C. F. S.; MERLINI, V. O Raciocínio Algébrico no Ensino Fundamental: o debate a partir da visão de quatro estudos. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2018.
MASOLA, W.; ALLEVATO, N. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 52-67, 2019.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2002.
ONUCHIC, L. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema – Boletim de Educação Matemática, p. 73-98, 2011.
PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PEREZ, M. C. A. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 11-25, 2012.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. 2 reimpr. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
ROEDIGER, H. L.; MARSH, E. J. The positive and negative consequences of multiple-choice testing. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 31, n. 5, p. 1155, 2005.
SOUZA, D. S.; SILVA, T. H. I.; GOMES, V. M. S.; BEZERRA, F. J. B. Concepções de Álgebra presentes nas macroavaliações: os casos da Prova Brasil e do ENEM de 2011. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 46-66, 7 abr. 2017.