ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.12053Palavras-chave:
Ensino Médio, Escolha Profissional, Representações Sociais, Escola PúblicaResumo
O presente estudo teve por objetivo identificar as representações sociais da escolha profissional elaboradas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário e entrevista, em amostra composta por 471 estudantes do Ensino Médio. Os dados quantitativos foram tabulados pelo software Sphinx®. O conteúdo obtido pelas entrevistas, após transcrição, foi analisado com auxílio do software Alceste®. Os resultados revelam que os jovens pesquisados constroem representações relacionadas a profissões advindas de formação superior, o que permitiria ascensão econômica e social, além de poder atuar na melhoria da comunidade.
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