ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12053

Palavras-chave:

Ensino Médio, Escolha Profissional, Representações Sociais, Escola Pública

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar as representações sociais da escolha profissional elaboradas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário e entrevista, em amostra composta por 471 estudantes do Ensino Médio. Os dados quantitativos foram tabulados pelo software Sphinx®. O conteúdo obtido pelas entrevistas, após transcrição, foi analisado com auxílio do software Alceste®. Os resultados revelam que os jovens pesquisados constroem representações relacionadas a profissões advindas de formação superior, o que permitiria ascensão econômica e social, além de poder atuar na melhoria da comunidade.

Downloads

Biografia do Autor

Leonor M. SANTANA, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA.

Edna Maria Querido de Oliveira CHAMON, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II (Le Mirail) e Pós-doutorado em Educação na UNICAMP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - UNESA, e no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté – UNITAU.

Referências

ANTUNES, R. Os Significados do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2003.

ANTUNES, R. Desenhando a nova morfologia do trabalho no Brasil. Estudos Avançados, v. 28, n. 81, p. 39-53, ago. 2014.

ANTUNES, R; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, mai./ago. 2004.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. Disponível em https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf. Acesso: 11 dez 2021.

AUDI, D. A. A adolescência e suas expectativas quanto à inserção no mundo do trabalho. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2014.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Tratado de sociologia do conhecimento. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOCK, A. M. B.; AGUIAR, W. M. J. Por uma prática promotora de saúde em Orientação Vocacional. In: BOCK, A. M. B. (org.). A Escolha Profissional em Questão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 9-23.

BORGES, L. O.; YAMAMOTO, O. H. O Mundo do Trabalho: Construção histórica e desafios contemporâneos. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72.

CHAMON, E. M. Q. O. Formação e (re)construção identitária: estudo das memórias de professores do ensino básico inscritos em um programa de formação continuada. 2003. Tese (Pós-doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

CHAMON, E. M. Q. O. Representação social da pesquisa e da atividade científica: um estudo com doutorandos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 12, n. 1, p. 37-46, jan./abr. 2007.

CONDE, D. L. G. Escolha Profissional na Contemporaneidade: Caminhos Possíveis. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.

COUTINHO, M. C.; KRAWULSKI, E.; SOARES, D. H. P. Identidade e trabalho na contemporaneidade: repensando articulações possíveis. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. spe, p. 29-37, 2007.

CRESTANI, R. A. Modelo de orientação profissional na escola privada. In: LEVENFUS, R. S. Orientação Vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 64-78.

DECHAMPS, J.; MOLINER, P. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DIAS, G.L. As representações sociais e a construção identitária do professor na ótica de acadêmicos de licenciaturas de Santarém/PA. 2013 Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano). Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.

DOISE, W. L’ancrage dans les études sur les représentations sociales. Bulletin de psychologie, v. XLV, n. 405, p. 189-195, 1992.

DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.146, p.351-367, mai./ago. 2012.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUTRA, J. S. Administração de carreira: uma proposta para repensar a Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2007.

DUTRA, J. S. (org.). Gestão de Carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.

ERIKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

FERREIRA, A. C. O. A Representação Social do trabalho para adolescentes trabalhadores. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano). Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.

FROZINO, A.D. Formação profissional: percursos e desafios para a escolha de carreira. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano). Universidade de Taubaté, Taubaté, 2006.

GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (org.). Textos em Representações Sociais. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 11 dez 2021.

JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009.

JOVCHELOVITCH, S. Representações sociais: para uma fenomenologia dos saberes Sociais. Psicologia & Sociedade, v. 10, n. 1, p. 54-68, jan./jun. 1998.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: Representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2011.

KRAWULSKI, E. A orientação profissional e o significado do trabalho. Revista da Associação Brasileira de Orientação Profissional, v. 2, n. 1, p. 5-19, 1998.

LEMOS, A. H. C. Empregabilidade e Individualização da Conquista do Emprego. In: BALASSIANO, M.; COSTA, I. S. A. (org.). Gestão de Carreira: Dilemas e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006. p. 21-64.

LEVENFUS, R. S. Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LEVENFUS, R. S. Orientação Vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Porto Alegre: Artmed, 2016.

MARCELINO, M. Q. S.; CATÃO, M. F. F. M.; LIMA, C. M. P. Representações Sociais do Projeto de Vida entre Adolescentes no Ensino Médio. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29, n. 3, p. 544-557, 2009.

MICHENER, H. A.; DELAMATER, J. D.; MYERS, D. J. Psicologia Social. São Paulo: Thomson, 2005.

MINARELLI, J. A. Empregabilidade: Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho. São Paulo: Gente, 2010.

MOSCOVICI, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

NEIVA, K. M. C. Processos de escolha e orientação profissional. São Paulo: Vetor, 2013.

REINERT, M. ALCESTE - Une méthodologie d’analyse de données textuelles et une application: Aurélia de Gérard de Nerval. Bulletin de méthodologie sociologique, n. 26, p. 24-54, mar. 1990.

RIBEIRO, M. A.; UVALDO, M. C. C.; FONÇATI, G.; AUDI, D. A.; AGOSTINHO, M. L.; MALKI, Y. Ser adolescente no século XXI. In: LEVENFUS, R. S. (org.). Orientação Vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 13-23.

SÁ, C. P. A Construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

SANTROCK, J. W. Adolescência. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

SENNET, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SPINK, M. J. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das Representações Sociais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (org.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 95-118.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SANTANA, L. M.; QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON, E. M. . ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12053. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053. Acesso em: 24 nov. 2024.