ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12053

Palavras-chave:

Ensino Médio, Escolha Profissional, Representações Sociais, Escola Pública

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar as representações sociais da escolha profissional elaboradas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário e entrevista, em amostra composta por 471 estudantes do Ensino Médio. Os dados quantitativos foram tabulados pelo software Sphinx®. O conteúdo obtido pelas entrevistas, após transcrição, foi analisado com auxílio do software Alceste®. Os resultados revelam que os jovens pesquisados constroem representações relacionadas a profissões advindas de formação superior, o que permitiria ascensão econômica e social, além de poder atuar na melhoria da comunidade.

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Biografia do Autor

Leonor M. SANTANA, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA.

Edna Maria Querido de Oliveira CHAMON, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II (Le Mirail) e Pós-doutorado em Educação na UNICAMP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - UNESA, e no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté – UNITAU.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

SANTANA, L. M.; QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON, E. M. . ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12053. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053. Acesso em: 5 nov. 2024.