Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas:

Autores

  • Marcelo Ubiali FERRACIOLI1 ferracioli19@gmail.com
    Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.
  • Priscila LAROCCA prilarocca@gmail.com
    Universidade Estadual de Ponta Grosswa
  • Leandro Guimarães FERREIRA guimaraesferreiral@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v24i55.1068

Palavras-chave:

Psicologia da Educação. Letramento docente. Teoria da Atividade. Formação de professores. Licenciatura.

Resumo

Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento.

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Biografia do Autor

Marcelo Ubiali FERRACIOLI1, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Docente de Psicologia da Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Linha de Pesquisa: Psicologia, formação e pesquisa da profissão docente. Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Araraquara-SP. End.: Rua Fioravante Foggiato, 87, casa 01, Jardim Carvalho, Ponta Grossa-PR. CEP: 84015-782.Tel.: (42) 3220-3373. Email: <ferracioli19@gmail.com>.

Priscila LAROCCA, Universidade Estadual de Ponta Grosswa

Leandro Guimarães FERREIRA

Acadêmico de Licenciatura em Letras - Português/Francês e suas respectivas literaturas. End.: Rua Miguel Calmon, 1118, Uvaranas, Ponta Grossa-PR. Tel.: (42) 8831-9751. Email: <guimaraesferreiral@gmail.com>

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

FERRACIOLI1, M. U.; LAROCCA, P.; FERREIRA, L. G. Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas:. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 103–122, 2014. DOI: 10.29286/rep.v24i55.1068. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1068. Acesso em: 24 nov. 2024.